São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilos identificam as tribos dos tatuados

SILVIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como a maneira de vestir ou o corte de cabelo, o estilo e a área do corpo a ser tatuada também passam por modismos e variam conforme a tribo.
Surfistas preferem os tribais e os desenhos relacionados ao mar, como tubarões e cavalos-marinhos, além dos tradicionais dragões.
Já os headbangers ficam com temas mais sombrios, como demônios e caveiras.
Depois do boom das tatuagens tribais no começo dos anos 90, algumas novas tendências começam a ganhar espaço, como o haida, inspirado nos índios do norte do Canadá, o cyber, que lembra os desenhos das histórias em quadrinhos futuristas, e os temas místicos, como deuses hindus. Palhaços macabros e o Coringa, personagem do gibi do Batman, também estão em alta.
Entre as meninas, os desenhos mais procurados atualmente são os tribais, as flores e os golfinhos.
A parte do corpo escolhida para tatuar é quase tão importante quanto o desenho. Os tatuadores recomendam pontos que não fiquem muito expostos ao sol, para que as cores não percam o brilho e a tatuagem fique desbotada.
Optar por uma tatuagem mais "escondida" também é uma forma de evitar arrependimentos no futuro. Afinal, é bem mais fácil conviver com um pequeno tribal no tornozelo do que com uma caveira na testa. A maioria dos tatuados que se arrependeram diz que acabou enjoando dos desenhos de tanto olhar para eles.
As regiões preferidas para tatuar também variam com o tempo. Nos anos 80, por exemplo, nove entre dez garotos tatuados escolhiam o braço. Hoje, o ombro, a batata da perna e a parte interna do braço são as preferências. Para as meninas, a moda de tatuar o peito ou o bumbum é coisa do passado. A onda agora é a região lombar, além do ombro e do tornozelo.
(SR)

Texto Anterior: Laser salva os arrependidos
Próximo Texto: Agende-se para o ano inteiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.