São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
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Man or Astro-Man?, o melhor de 96

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

1996 acabou e o consenso entre milhões de orelhas mundo afora é que foi um ano terrível musicalmente.
Mas como otimismo e boa vontade foram, são e sempre serão as marcas registradas desta coluna, um árduo trabalho de garimpagem nos possibilita listar os dez melhores álbuns do ano passado.
Talvez esta seja a única relação de melhores do ano da imprensa mundial que não menciona "Odelay", a "obra-prima" do "gênio" Beck, nem "Different Class", dos "dândis" do Pulp.
Vamos pela ordem:
1º: "Experiment Zero",
Man or Astro-Man?
Disco que marcou a entrada do Man or Astro-Man? para a Touch and Go, gravadora independente, mas com esquema razoável de distribuição. Surf music, letras sobre alienígenas e planetas inabitados fazem a receita dessa banda, que se nega a levar o rock a sério.
2º: "Now I Got Worry",
The Jon Spencer Blues Explosion
Cada vez mais resoluto no seu objetivo de unir rock e blues, para depois estraçalhar a mistura, Jon Spencer lançou em 96 seu álbum mais seguro.
3º: "White Light, White Heat, White Trash",
Social Distortion
Punk californiano das antigas, revitalizado em 96. Canções sobre gente cansada, amizades dissolvidas, ruas que são contramão. Sem falar num cover emocionante de "Under My Thumb", dos Stones.
4º: "High/Low",
Nada Surf
Mar de guitarras, letras desesperadas. A melhor surpresa do ano.
5º: "House of GVSB",
Girls Against Boys
Baixo cavernoso, vocais aparentemente fora de tempo, rock tumultuado e com muito barulho.
6º: "From the Muddy Banks of the Whishka",
Nirvana
Rock and roll em estado bruto. Impossível exigir mais.
7º: "We are Urusei Yatsura",
Urusei Yatsura
Quem acha Green Day e Offspring punk precisa ouvir Urutsei Yatsura, bando de loucos vindos da Escócia.
8º: "Electric Larryland",
Butthole Surfers
Sem ceder um milímetro nas suas caóticas concepções musicais, os veteranos Butthole Surfers chegaram ao grande público em 96. Antes tarde etc. etc. etc.
9º: "Dust",
Screaming Trees
Trilha sonora para estradas solitárias, pela banda menos exibicionista da cena de Seattle.
10º: "Down on the Upside",
Soundgarden
Heavy metal com sensibilidade e inteligência, embalado pelos vocais poderosos de Chris Cornell.
E uma menção mais do que honrosa para "No Code", do Pearl Jam. Na definição da revista inglesa "Q", "No Code" foi o disco que, ironicamente, transformou o Pearl Jam numa banda mais acessível porém menos popular. Melhor assim.

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