São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro de Americana vira palco de filme

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um teatro de Americana (cidade a 133 kms. de São Paulo) será palco de um filme. No final deste mês, o cineasta Luiz Villaça e sua equipe estarão na cidade para filmar "Por Trás do Pano", com Denise Fraga e José Wilker.
Depois de rastrear teatros em várias cidades do Brasil, o casal Luiz Villaça e Denise Fraga escolheu o de Americana, por ser um teatro "com cara de teatro", segundo a atriz. "A gente sempre fica impressionado com a beleza dos teatros. Mas o teatro de Americana é mais interessante porque é um teatro verdadeiro", disse ela.
O apoio da prefeitura ao ceder o teatro facilitou a negociação. "As filmagens não vão atrapalhar o andamento do teatro porque esta é uma época de baixa temporada teatral", afirmou o cineasta.
Em contrapartida, Villaça e sua equipe vão oferecer workshops de direção, atuação, fotografia e cinema para a população da cidade.
"Por Trás do Pano" conta a história de um ator mais velho, Sérgio Montana (Wilker), que convida uma jovem atriz, Helena Satter (Fraga), para ensaiar uma adaptação de "Macbeth".
Mas, segundo Denise Fraga, o filme pouco mostra dos ensaios: "Ele trata mais das relações virtuais que se estabelecem entre personagens e atores. Como os personagens interferem na nossa vida real", disse.
Villaça afirma que o filme vai do encontro dos dois personagens até a estréia da peça, sempre com diálogo ágil, desenvolvido por ele e pelo roteirista e dramaturgo Flávio de Souza.
"Mais do que o ensaio da peça, a trama do filme mostra quão intensa fica a relação dos dois e o que acontece na vida de cada um deles", disse o diretor.
Na trama existe também o personagem que é o marido da atriz. Já que tanto Villaça quanto Souza são casados com atrizes, o personagem sintetiza o que eles gostariam de dizer, segundo a atriz.
Luiz Villaça resolveu filmar praticamente toda a história no teatro. "É como uma brincadeira em que eles vivem a vida deles em um palco. Haverá poucas externas", disse o diretor.
No palco também serão montadas as casas de cada um dos personagens, o que possibilitará algumas brincadeiras, segundo Denise.
"Tem uma hora que dublês estarão atuando enquanto eu e o Wilker assistimos à uma cena da vida real da Helena", antecipa.
O roteiro foi feito com os atores em mente, segundo Villaça. Wilker e Denise já trabalharam algumas vezes juntos, só que em televisão. "Adoro o Wilker, acho ele um pensador", disse Denise.
O que mais entusiasmou José Wilker no projeto foi o personagem que interpretará, o ator Sérgio Montana. "Acho o personagem muito bom. Gosto dele", afirmou. Wilker, que também estará produzindo o filme, chegou a dar sugestões a Flávio de Souza e Luiz Villaça durante a roteirização. "Li várias versões. Estamos neste trabalho há um ano", afirmou.
O maior desafio foi conciliar as agendas de todos os atores com o empréstimo do teatro e a captação de recursos. "Trabalhamos durante o ano todo para captação de recursos e só no final do ano conseguimos resultados", afirmou Villaça.

Texto Anterior: SINOPSE
Próximo Texto: Personagem de novela homenageia senador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.