São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997![]() |
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Martin encara o musical
INÁCIO ARAUJO
Vamos esquecer que Greenaway tem o rei na barriga. Neste filme, o desafio de Scorsese consiste em ir atrás de uma grande tradição do cinema americano, o musical, ao contar a história dos amores nem sempre límpidos entre uma cantora (Liza Minnelli) e um saxofonista (Robert De Niro). Não se trata de um esforço nostálgico, mas de atualizar o musical, atribuindo-lhe algo que o gênero nunca antes absorvera. Da maneira como De Niro atua aos detalhes da vida dos músicos, tudo evoca a história dos musicais, sua magia, sua fantasia. Ao mesmo tempo, trabalha exatamente aquilo que o classicismo rejeitava, coisas como a evolução adulta dos personagens, ou a realidade do meio musical (pouco glamourosa). Não há ruptura com o passado, mas uma distância que é, já, reconhecimento e transformação desse passado. É um cinema antiesnobe, feito por alguém que traduz na tela sua adoração pela arte que pratica. É o inverso mesmo da concepção de Greenaway. (IA) Texto Anterior: Personagem de novela homenageia senador Próximo Texto: Na família; Parceria quente; Desafio Índice |
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