São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mata Atlântica sobrevive no Buraquinho

TIAGO OLIVEIRA
DO ENVIADO ESPECIAL À PARAÍBA

A Mata do Buraquinho é uma área que toda pessoa que visitar João Pessoa deve conhecer, afinal não é em qualquer capital que você pode encontrar 471 hectares de Mata Atlântica.
Lá podem ser vistas espécies vegetais -como pau-de-jangada e sucupira-mirim- e animais -como preguiça, tatu e tamanduá-mirim- em meio à cidade.
Segundo o superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na Paraíba, José Ernesto Souto Bezerra, João Pessoa é a segunda cidade mais verde do mundo, atrás de Paris. Por isso o Ibama quer transformar essa área em jardim botânico.
Existem várias trilhas na mata, prontas para que o turista passeie, sempre com um guia do Ibama.
Além da Mata do Buraquinho, existem muitas outras áreas verdes que devem ser preservadas. Elas possuem projetos de controle de fluxo para a realização de um ecoturismo que, segundo Bezerra, é a vocação de João Pessoa.
Na barra do rio Gramame, em volta da igreja da Guia, as margens do rio Paraíba e vários outros lugares são considerados áreas de proteção ambiental.
Para o biólogo João Carlos Costa Oliveira, 32, chefe de uma área de proteção ambiental, um dos maiores problemas que o Ibama tem enfrentado é a pressão imobiliária, que tenta erguer prédios em locais sem infra-estrutura.
Outro programa interessante é conhecer a Base de Proteção e Pesquisa do Peixe-Boi-Marinho, na barra de Mamanguape.
Hoje ameaçados de extinção, os peixes-bois habitam as águas há 60 milhões de anos.
Dois desses animais encontram-se no estuário da barra do Mamanguape, reaprendendo a viver no seu habitat natural.
O acesso até a sede não é muito fácil, mas vale a pena conhecer. Basta você ir pela BR-101 e entrar a direita no km 50 e encarar 32 km de terra.

Texto Anterior: Professor universitário perdeu amigos quando virou nudista
Próximo Texto: Sol se põe ao ritmo do 'Bolero', de Ravel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.