São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo e CD trazem show histórico do Who

MARCELO MOREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

Depois da overdose do espetáculo teatral "Tommy", de Pete Townshend, que ficou quase dois meses em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro no ano passado, chega ao Brasil o vídeo e o CD duplo "The Who Live at the Isle of Wight".
O vídeo, inédito, foi gravado em setembro de 1970 durante o famoso festival inglês, que contou ainda com Jethro Tull, Jimi Hendrix, Free, Emerson, Lake and Palmer e Ten Years After, entre outros.
A apresentação do Who na ilha de Wight foi considerada pela própria banda como uma das melhores de toda a carreira.
Inexplicavelmente, o vídeo ficou esquecido até setembro do ano passado, quando foi lançado na Inglaterra.
São 75 minutos de uma explosiva e enérgica apresentação, em que estão mesclados sucessos dos anos 60 da banda, clássicos do rock'n'roll e a ópera-rock "Tommy" quase completa. No CD duplo, são quase duas horas de música.
A banda, formada por Roger Daltrey (vocais, gaita), Pete Townshend (guitarra, vocais), John Entwistle (baixo, vocais) e Keith Moon (bateria), vinha de uma temporada de um ano de sucesso embalado pela ópera-rock "Tommy", lançada em LP duplo um ano antes, e pelo LP "Live at Leeds", gravado em fevereiro de 1970 e lançado quatro meses depois.
Entrando no palco já em alta madrugada, o Who começa o show com "Heaven and Hell", composição de Entwistle.
Em seguida, os sucessos de Townshend, como "My Generation", "I Can't Explain", "Naked Eye" e "Magic Bus", e três clássicos do rock: uma versão pesada para "Young Man Blues", "Summertime Blues" e "Shakin' All Over".
Tommy
Mas é na segunda metade da fita que o que começou em alto nível atinge o ápice com a apresentação ao vivo de "Tommy", a obra-prima do Who.
É o teste de fogo para a banda, que estava no auge da carreira. Estreando a ópera na turnê americana no ano anterior (uma das primeiras apresentações foi no festival de Woodstock), os músicos mostram em Wight muita confiança e acabam de vez com as críticas de que as canções não funcionavam ao vivo.
Os destaques são "Overture", a bela introdução, "Pinball Wizard", "Eyesight to the Blind" e o final da apresentação, "We're Not Gonna Take It/See Me Feel Me".
Com a apresentação em Wight e a turnê norte-americana de 1971, o Who se consolidou como uma das três mais importantes bandas dos anos 70, ao lado de Rolling Stones e Led Zeppelin, e tornou seu som mais pesado e sofisticado, como no LP "Who's Next", de 1971.
O CD "The Who Live at the Isle of Wight", inédito, fecha o pacote de novidades da banda em 1996, que teve cinco álbuns relançados com faixas bônus e inéditas.
Tanto o CD duplo como o vídeo são importados. O preço médio do disco é de R$ 48,00 e o da fita, R$ 28,00.

Onde encontrar: Aqualung, Baratos Afins, Hellion, Rock n' Rollos - r. 24 de Maio, 62, 1º e 2º andares, centro
Lado A - praça da República, altura do nº 100, centro de São Paulo

Texto Anterior: "Beavis and Butt-Head Do America" utiliza trocadilhos para fazer graça
Próximo Texto: Discos voltam remasterizados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.