São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Rolling Stone" publica ensaio sobre SP

DA REDAÇÃO

A edição especial de fim-de-ano da revista norte-americana "Rolling Stone" traz reportagem de dez páginas sobre a cidade de São Paulo, com texto do jornalista e escritor David Harris e fotos do brasileiro Sebastião Salgado.
"Megacidades como São Paulo serão o lugar onde nossa espécie habitará no futuro." Esse é o tom do artigo escrito por Harris para acompanhar as imagens do fotógrafo.
Dividida em vários subtemas ("Isto é o Brasil", "Este lugar vai sobreviver? E, se isso acontecer, como?" ou "O rio Tietê"), a revista fala dos problemas de infra-estrutura da cidade e, por consequência, do país.
"Da mesma maneira que em todas as megacidades e no resto do Brasil, São Paulo tem um pequeno topo para uma grande base. Quase 2 milhões dos 18 milhões de habitantes da cidade vivem em circunstâncias do Primeiro Mundo.
"Eles trabalham com laptops, voam em jatos, conversam em celulares, assistem a canais de televisão paga e fazem compras na Benetton", escreve Harris em um trecho do artigo.
Terceiro-mundistas
Ele conta ainda sobre os "outros 16 milhões": "A vida para esses habitantes é decididamente terceiro-mundista. A maioria deles vai a pé para o trabalho, quando há um trabalho. Demoram por volta de três horas para conseguir chegar a suas casas".
A cidade, continua Harris -que entrevista executivos, cientistas sociais e pessoas que encontra pelas ruas-, comparada aos outros centros urbanos do mundo traz algumas peculiaridades.
"São Paulo é uma megacidade que facilmente poderia ser descrita como o melhor do pior ou o pior do melhor."

Texto Anterior: Discos voltam remasterizados
Próximo Texto: Ensaio integra série mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.