São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Catavento traz simplicidade sonora a SP

ANA CRISTINA PESSINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Seguindo a filosofia de vida de cidade de interior, o grupo vocal Catavento vem de Sorocaba para duas apresentações nas quais a simplicidade é a palavra-chave.
No espetáculo "Catavento Acústico", que o conjunto traz hoje e amanhã, às 19h30, ao Centro Cultural São Paulo, a idéia é suprimir o máximo possível de instrumentos procurando deixar apenas a parte vocal em evidência, deixando só violas caipiras, violões folk e um baixo no acompanhamento.
Segundo um dos integrantes do Catavento, Domingos, o repertório do show será baseado na própria trajetória do grupo, que desde 1989 canta em bares e participa de festivais universitários.
"Com esse primeiro disco era mais fácil de agradar o público, já que tinha de tudo um pouco", avalia Domingos.
Segundo
Em seu segundo projeto, que já foi concluído mas deve ser lançado entre os meses de março e abril deste ano, também pela Movieplay, o Catavento escolheu trabalhar com um único compositor.
"Adonirando", como o próprio nome indica, é uma homenagem a Adoniran Barbosa em forma de releitura de parte da obra do poeta paulista.
"As interpretações das músicas de Adoniran ficaram muito marcadas pelos Demônios da Garoa, que também são um grupo vocal. Para fazer algo novo e original, precisamos apagar todas as outras versões de Adoniran na tentativa de fugir de cópias e comparações posteriores", explica Domingos.
Outra preocupação do grupo, segundo ele, é a de não apenas cantar, mas interpretar as canções de Adoniran sem, no entanto, ferir os cenários e personagens presentes em sua poesia tão rica, ainda que simples.
Desse CD, o grupo promete uma prévia apresentando as mais conhecidas de Adoniran, como "Tiro ao Álvaro", "Trem das Onze" e "Samba Italiano".
No final, "Catavento Acústico" traz marchinhas e quadrilhas do Carnaval de rua de São Luís do Paraitinga, na região da serra de Taubaté, inéditas na cidade grande.

Show: Catavento
Quando: hoje e amanhã, às 19h30
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 277-3611)
Quanto: R$ 8

Texto Anterior: DiCaprio pensa no Oscar com novo filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.