São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site inclui frases para animar o micro

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

As universidades não ficaram imunes ao encanto do computador HAL. A Universidade de Illinois em Urbana-Champaign vai ser a sede em março de uma ciberfesta em homenagem ao computador nascido ali ao lado. Para conferir a programação, cheque http://www.cyberfest.uiuc.edu/.
A festa começa em 10 de março e incluirá palestras do próprio Clarke e do chefão da Microsoft, Bill Gates. A universidade diz que será uma espécie de Woodstock dos fãs da computação.
Estão previstos um festival de filmes de ficção científica, simpósios sobre computação e inteligência artificial e encontros variados sobre aspectos do filme "2001, Uma Odisséia no Espaço". O "pai" da inteligência artificial, Marvin Minsky, consultor do filme, será um dos presentes.
Em outra instituição com forte tradição de pesquisa em inteligência artificial, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massaschusetts), está sendo lançado o livro "HAL's Legacy: 2001's Computer as Dream and Reality" ("O Legado de HAL: o Computador de 2001 como Sonho e Realidade"), editado por David Stork, com prefácio de Arthur C. Clarke.
Vários autores analisam o HAL 9.000 como ponto de partida para discussões sobre a inteligência. O texto do livro pode ser encontrado em http://www-mitpress.mit. edu/mitp/recent-books/ comp/stogh.html. Tem 352 páginas, 115 ilustrações e custa US$ 22,50. Um dos textos, por David J. Kuck, tenta responder à pergunta clássica: É possível construir HAL? Outro texto discute a ética dos computadores que matam, e assim por diante.
Quem quiser comemorar a data de modo menos denso pode ir à página sobre o filme "2001" em um site sobre Kubrick, em http://www.lehigh. edu/pjl2/films/2001.html.
É possível ver várias fotos do filme, notadamente do ciberestrela HAL. Há links para várias páginas relacionadas, como a edição deste mês da revista "Wired" em homenagem a HAL, em http://www.hotwired.com/wired/5.01/hal/.
Mas o toque final para quem quer prestar uma homenagem mais concreta é ir à página http://www.ee. ryerson.ca:8080/elf/aso/ index.html. Lá é possível ouvir, e copiar, vários audioclipes com a voz de HAL.
São frases clássicas, como "I'm sorry Dave, I can't let you do that" ("Sinto muito Dave, não posso deixar você fazer isso"), ou uma perfeita para colocar como o som do seu "Windows" ao se desligar: "Dave...My mind is going...I can feel it..." ("Dave... Minha mente está indo embora... Eu estou sentindo isso...").
Quem quer ir mais a fundo na ficção científica em geral pode ir para http://www.fanatech.com/ scifilinks.html, ou então ir para http://sflovers.rutgers. edu/Web/SFRG/sf-resource- guide.html.

Texto Anterior: Chip e algoritmos vão reconhecer os sons
Próximo Texto: Computador seria "ela"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.