São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montagem celebra 30 anos de 'Dois Perdidos'

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Estréia hoje em São Paulo uma nova montagem de "Dois Perdidos numa Noite Suja", texto de Plínio Marcos que comemora este ano 30 anos.
Quem assina a direção é Edna Ligieri, 45, que trabalhou dois anos como atriz e diretora na companhia britânica Tower Theater e que pretende levar esta montagem para temporada em Londres, após a apresentação no Brasil.
Vai ser a primeira vez que Plínio Marcos será mostrado em português para os ingleses. "Na Inglaterra existe uma escola conceituada de teatro e o público é aberto a montagens em todas as línguas", afirma a diretora.
"Dois Perdidos numa Noite Suja" é o texto mais montado de Plínio Marcos. Para o autor, o motivo é o tema abordado na peça: "A impossibilidade de diálogo entre pessoas de culturas diferentes e o problema da migração, que desvincula da origem e deixa indefeso o sujeito diante da nova realidade", disse Plínio Marcos em entrevista recente.
A diretora vai mais além: "A relação entre Paco e Tonho, os personagens da peça, mostra a impossibilidade de comunicação em todos os níveis, além da diferença de atitudes, personalidades e, principalmente, de princípios. Também trata da miséria, que não é apenas social. O texto mostra o que a miséria emocional faz com as pessoas", diz.
"Dois Perdidos numa Noite Suja" é a história do encontro de Paco e Tonho. O primeiro é marginalizado, já sofreu e conheceu as misérias e se conforma em viver uma vida violenta e inconsequente.
Tonho é o rapaz de princípios que vem do interior para a cidade grande e que tem a esperança de ser alguém na vida.
Eles têm que dividir um espaço muito pequeno em uma pensão e aí começam os problemas de relacionamento.
"Paco tem certo prazer em ver Tonho passar pelo mesmo sofrimento que ele passou", afirma a diretora.
Para esta montagem, Ligieri foi fiel ao texto de Plínio Marcos. "Montar esse texto era um grande sonho", disse. Ela focou a direção no trabalho dos atores. "O enfoque da montagem é dado à interpretação, realizada de forma dinâmica", disse.

Peça: Dois Perdidos numa Noite Suja
Autor: Plínio Marcos
Direção: Edna Ligieri
Com: João Alfredo e Antonio Farias
Onde: Teatro da Praça (r. Treze de Maio, 830, Bixiga, tel. 011/287-2879)
Quando: estréia hoje, às 21h; de qui a sáb, às 21h, dom, às 20h
Quanto: R$ 20

Texto Anterior: 'Começaria' revive Gonzaguinha
Próximo Texto: 'No Olho da Rua' faz retratos da cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.