São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa volta ao mundo em balão

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

Menos de 24 horas depois de levantar vôo, o megaempresário britânico Richard Branson teve de pousar seu balão por problemas técnicos. Ninguém ficou ferido.
Branson, dono do grupo Virgin, pretendia dar a volta ao mundo em cerca de 20 dias no que ele afirma ser a maior aeronave do tipo. O projeto foi avaliado em US$ 3,4 milhões.
"Problemas técnicos fizeram com que eles tivessem de descer de maneira arriscada, mas ainda não sabemos a natureza desses problemas", disse ontem Mike Lendrick, diretor do projeto.
O empresário e mais dois tripulantes (Per Linstrand e Alex Ritchie) começaram a viagem na manhã de anteontem em Marrakech (Marrocos). O local foi escolhido por causa das boas condições meteorológicas.
Em janeiro do ano passado, a primeira tentativa já havia sido cancelada por causa das previsões desfavoráveis.
Mesmo com o bom tempo, na manhã de ontem, eles foram obrigados a fazer um "pouso forçado" na cidade de Bechar (a 70 km da fronteira da Argélia com Marrocos). "Estou feliz de estar vivo", disse Branson, 46, após o pouso.
O roteiro previsto era: Marrocos, Argélia, Líbia, Egito, Arábia Saudita, Irã, Afeganistão, Paquistão, Índia, Hong Kong, Japão, Pacífico, América do Norte e Londres.
A assessoria de imprensa da Virgin afirmou que ainda não sabe se Branson terá tempo para fazer uma segunda tentativa este ano.
Acredita-se que o empresário milionário tenha perdido muito dinheiro com o fracasso do projeto. Ele teria feito apostas com vários amigos de que conseguiria completar a viagem no balão.
O grupo Virgin reúne uma cadeia de lojas de CDs e discos (Virgin Megastores), uma rede de cinemas (MGM), hotéis, tem participação em uma empresa aérea (a linha aérea Virgin Atlantic) e refrigerantes (Virgin Cola).
Em maio deste ano, o grupo anunciou a entrada no setor de TV paga por satélite e, no início de dezembro, abriu a Virgin Noivas, um supermercado para noivos onde é possível fazer desde a compra do vestido até organizar a festa.

Texto Anterior: Carro-bomba deixa um ferido em Madri
Próximo Texto: Justiça inicia análise de suicídio assistido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.