São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
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Patrocínio italiano pode ajudar 'nacionalização' da Portuguesa

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM

A Portuguesa espera fechar ainda hoje o contrato de patrocínio com a holding Cragnotti e Partners, que controla um dos principais grupos industriais italianos.
A proposta oficial foi apresentada ontem ao clube paulista. Participaram da reunião dirigentes da Portuguesa e Sergio Cragnotti, presidente da empresa italiana e do clube Lazio.
"Temos toda a pressa em acertar o acordo", afirmou ontem o presidente da Portuguesa, Manuel Gonçalves Pacheco.
O valor do acordo continua em segredo. A clube inicialmente queria US$ 5 milhões por ano. Mas a contribuição pode ser flexibilizado, com o compromisso do patrocinador de contratar jogadores.
Segundo Pacheco, o acordo se desenvolveria em três etapas.
A primeira seria o patrocínio tradicional, de camisa e publicidade no estádio.
A segunda etapa seria a formação de um grupo de trabalho conjunto para estudar formas de aprofundar a parceria.
Isso poderia incluir transação de jogadores e co-gestão do futebol na Portuguesa, num esquema parecido com o do Palmeiras com a Parmalat.
A terceira etapa incluiria a conclusão do centro de treinamento do clube, com a construção de um mini-hotel e de outras instalações esportivas.
Segundo Pacheco, houve um pouco de resistência na Portuguesa quanto ao fato de o patrocinador ser italiano.
"Mas a imigração portuguesa se extinguiu. Precisamos nacionalizar o clube. Esse contrato é muito bom para a Portuguesa", disse.
Ele afirmou que três ou quatro reforços podem ser contratados em breve.
(HuSa)

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