São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gore Vidal revê presidentes americanos

DA REPORTAGEM LOCAL

Gore Vidal está mesmo em fase revisionista. Depois de lançar "Palimpsesto - Uma Biografia" há pouco menos de um ano, o escritor e roteirista americano se volta novamente para o passado com "The American Presidency", série semanal que o GNT exibe a partir de hoje, às 22h.
Ao longo do livro de memórias, publicado no Brasil pela editora Rocco, Vidal não faz apenas um apanhado de suas primeiras quatro décadas de vida. Também se debruça sobre personalidades e fatos históricos recentes dos EUA.
Neto de senador, o escritor transitou pelos corredores da Casa Branca no tempo em que John Kennedy ocupou a presidência e conviveu com astros de Hollywood como Paul Newman.
Seguindo os passos do avô, se candidatou para o Senado. Não se elegeu em parte por ter assumido relacionamentos gays.
É justamente sobre política que Vidal fala na série do GNT. O escritor concebeu e apresenta o programa, produzido para o Channel 4 inglês e dividido em três capítulos de 25 minutos.
"The American Presidency" revê o mandato dos presidentes norte-americanos. Revela intrigas palacianas e aponta os altos e baixos de cada governante.
Pretende ser um documentário, mas soa como crônica, pontuada por observações espirituosas.
O sarcasmo de Vidal se evidencia já nos minutos iniciais da série. O escritor surge em cena rodeado de microfones e atrás de um palanque com o brasão da presidência.
É de lá que vai apresentar todo o programa, agindo como se fizesse um discurso para o telespectador.

Programa: The American Presidency
Onde: GNT
Quando: a partir de hoje, às 22h

O colunista José Simão está em férias.

Texto Anterior: Teto da renúncia fiscal aumenta R$ 20 milhões
Próximo Texto: 11 feras; De volta; Reencontro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.