São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

18 votos

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Levantamento realizado pela Folha nos últimos três dias com 481 deputados revela que a emenda da reeleição ainda não pode ser considerada favas contadas, como deseja o governo tucano.
Desses 481 deputados, que representam 93,7% da Câmara, apenas 200 tiveram coragem de dizer aos repórteres que vão votar a favor da reeleição. Como se sabe, são necessários 308 votos para a emenda ser aprovada.
Para quem tem de falar com ministros e líderes governistas diariamente por dever do ofício, fica difícil compreender por que o Palácio do Planalto exala tanto otimismo a respeito da aprovação da reeleição.
Quando se considera o número de deputados contrários, a coisa fica mais feia para FHC. Nada menos que 188 se disseram contra a reeleição para a FHC -126 contra a emenda e 62 só para os próximos presidentes.
Podem até mudar de opinião. Mas serão mentirosos públicos, pois a esta altura não há mais fatos novos para fazer com que alguém passe a pensar de forma diferente.
Esse número de 188 contrários é péssimo para FHC. Os do contra precisam de apenas mais 18 votos para inviabilizar a reeleição. Com esses 18 deputados, completariam 206. Ou seja, restariam só 307 para o governo -uma quantidade insuficiente para aprovar uma emenda constitucional.
Some-se a isso o fato de que para ser contra basta não estar presente no dia em que a reeleição for votada. Já para ser a favor é preciso estar presente.
A grande dúvida ficará por conta dos indecisos, já mencionados aqui neste espaço ontem. O levantamento da Folha aponta 75 "indecisos" e 17 que se recusaram a responder.
É atrás desses valiosos deputados que FHC e seu partido predileto, o PFL, estão atrás. Mobilizaram jatinhos e outras coisas menos publicáveis para ajudar esses nobres parlamentares a se decidirem.
Nada impede que FHC consiga a sua reeleição. Mas a história de que será a "custo zero" é a maior balela já produzida pelos tucanos.

Texto Anterior: No túnel do tempo
Próximo Texto: Charanga e metralhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.