São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo refaz contas após lista

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O comando governista da reeleição avalia que muitos deputados mentiram ao responder o levantamento realizado pela Folha.
Os governistas passaram o dia ontem checando a posição de deputados que apareciam no levantamento fora da categoria "a favor" da reeleição.
Por exemplo, entre os 126 deputados que diziam ser contra a reeleição no levantamento publicado ontem, o comando da reeleição de FHC concluiu que oito seriam a favor. Outros números apurados pelos governistas:
Próximos presidentes - dos 62 que apareciam ontem como favoráveis à reeleição apenas para os mandatários que sucederem FHC, segundo o governo, 33 votarão a favor da reeleição;
Indecisos - no levantamento da Folha eram 75. Para o comando da reeleição, 54 desses votarão a favor da emenda;
Não responderam - 10 dos 17 deputados estariam já na lista dos que votarão a favor;
Não encontrados - pelo menos 18 seriam a favor da emenda.
A soma dos números acima dá 123. Esses supostos 123 favoráveis se somariam aos 200 que apareceram ontem no levantamento (hoje, esse número chegou a 204).
O resultado é que o governo teria, pelos seus cálculos, 323 votos a favor. Os governistas sempre divulgam números. A relação completa com os nomes dos deputados que votariam a favor nunca é revelada. Ontem, o governo continuou a demonstrar otimismo e certeza de que a emenda será aprovada.

Texto Anterior: Suplentes oposicionistas são substituídos
Próximo Texto: Deputados dissimulam, diz vice-líder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.