São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amanhã começa a 2ª fase da Unicamp

DA REPORTAGEM LOCAL

Após o término do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), chegou a hora de enfrentar a segunda fase do concurso da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Amanhã começa a maratona, de quatro dias, com as provas de português e ciências biológicas. São 14.098 candidatos disputando 2.143 vagas.
Todos os exames são comuns para todos os candidatos, mas têm pesos diferentes.
As provas das disciplinas prioritárias têm peso 2. Os outros exames, peso 1. Apenas duas disciplinas não são prioritárias para nenhum candidato: geografia e língua estrangeira.
Cada exame é constituído de 12 questões discursivas e vale 60 pontos (cinco pontos por questão). Apenas serão classificados aqueles que obtiverem pelo menos 30% de aproveitamento nas provas das disciplinas prioritárias. Além disso, o candidato não pode tirar nota zero em nenhum exame.
Prova limpa e organizada
Antonio Mario Salles, coordenador de química do curso Objetivo, recomenda que o candidato comece a resolução pela prova da disciplina que domina mais.
Em cada prova deve privilegiar as questões mais fáceis. "Se não conseguir responder uma questão, não adianta esquentar a cabeça, pula para outra. Depois tenta novamente."
Outra dica do professor é que o aluno faça o máximo para não deixar questões sem resposta. "Cada uma vale cinco pontos, então, se o candidato responder apenas parcialmente, pode conseguir de um a quatro pontos."
Mas ele alerta: "O vestibulando deve escrever algum conceito relacionado ao assunto, não adianta colocar bobagens".
Além disso, deve fazer uma prova organizada e limpa. "É bom fazer um rascunho à lápis, antes de usar a caneta. Não precisa fazer um 'romance'. A resposta deve ser clara e atender o solicitado", ressalta.
O professor lembra que a Unicamp dá mais importância ao raciocínio. "Não significa que não caia memorização, mas eles fazem o máximo para reduzir esse lado."
Por fim, ele aconselha a leitura atenciosa de todos os enunciados. "Grande parte do desempenho do aluno depende da interpretação."

Texto Anterior: Segunda fase do vestibular da Unicamp
Próximo Texto: FMU faz vestibular para três faculdades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.