São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governadores vão pressionar por votos

PSDB fará reunião da Executiva na terça

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para reforçar a pressão governista sobre os parlamentares em torno da emenda da reeleição, o PSDB (partido do presidente FHC) marcou reunião da sua Executiva Nacional para a próxima terça-feira, em Brasília.
Nesse dia, a emenda estará sendo votada na comissão especial da Câmara que analisa o assunto.
Pelos cálculos do presidente nacional do PSDB, senador Teotonio Vilela Filho (AL), estarão presentes os seis governadores do partido (SP, RJ, MG, SE, CE e PA) e os prefeitos tucanos recém-eleitos.
"A presença dos governadores e dos prefeitos é uma importante forma de pressão junto aos parlamentares indecisos. E isso não vale apenas para o PSDB", avalia Vilela Filho.
Segundo o levantamento feito pela Folha junto a 488 deputados federais, o PSDB (com uma bancada de 84 deputados ouvidos) apresenta três votos contrários à reeleição e dois a favor da reeleição apenas para os sucessores dos atuais governantes.
Os números do levantamento indicam ainda que há nove tucanos indecisos quanto à emenda da reeleição.
Dois deputados do PSDB não quiseram responder o questionário preparado pela Folha.
O partido do presidente apresenta a única abstenção do levantamento: o deputado Wilson Campos (CE).
Campos concorre à presidência da Câmara sem o apoio do Palácio do Planalto, que defende a candidatura do líder do PMDB, deputado Michel Temer (SP).
A reunião da Executiva Nacional do PSDB vai preparar um documento favorável à tese da reeleição e encaminhá-lo ao presidente Fernando Henrique Cardoso, em solenidade no Palácio do Planalto.

Texto Anterior: Ministros da cota pessoal de FHC partem para negociação
Próximo Texto: 47% da Câmara apóia consulta popular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.