São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997
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Velocidade é o maior problema

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas em estradas dão dicas de como o motorista deve se comportar nas rodovias em caso de chuva, de neblina ou de pistas escorregadias.
Segundo o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Luiz Carlos David, a primeira regra nesses casos é reduzir a velocidade do veículo gradativamente e não transitar com o pisca-alerta ligado.
"Caso a chuva fique muito forte, o motorista deve parar em postos de serviço ou da Polícia Rodoviária, por questão de segurança", diz o superintendente.
Outro ponto importante é manter entre 50 e 100 metros de distância entre veículos.
Em caso de chuva ou de neblina o motorista deve trafegar com os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia.
Excesso de velocidade
"O maior problema das estradas com tempo ruim é o excesso de velocidade. Em São Paulo, 90% das multas nas rodovias são aplicadas a motoristas que ultrapassam o limite de velocidade permitido", afirma David.
Segundo ele, a Polícia Rodoviária chegou a registrar a velocidade de 210 km/h reais (cerca de 240 km/h no velocímetro) de um veículo na rodovia Anhanguera, próximo a Ribeirão Preto. Nesses casos, além da multa, é registrado boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) recomenda, em caso de pista molhada, não frear bruscamente.
Se estiver chovendo, o motorista deve ligar a ventilação e trafegar com os vidros um pouco abertos para evitar que o pára-brisa fique embaçado.
Aquaplanagem
Outro perigo em dias chuvosos é a aquaplanagem -lâmina de água que se forma em pistas planas.
Nessas ocasiões, os pneus perdem o contado com o solo e o veículo "flutua". O motorista deve tirar o pé do acelerador, não pisar no freio nem fazer movimentos bruscos com o volante, até que os pneus voltem a tocar a pista.
A Dersa informa que um dos momentos mais críticos da estrada é quando começa a chover.
Os primeiros pingos de chuva formam uma camada escorregadia de lama misturada com óleo, areia, detritos e resíduos de borracha que se acumulam na pista.

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