São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evita ainda era morena em 1940

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1940, a atriz Eva Duarte, que depois se tornaria Eva Perón, a Evita, ainda ara morena e não loira, como aparece em seu suposto retrato, atribuído a Cândido Portinari pelo Museu de Artes e Ciências de Daytona Beach, na Flórida, onde se encontra em exibição. Esta é uma das contradições que pairam sobre o caso (veja outras em quadro no alto desta página).
Evita tingiu os cabelos de loiro em 1944, para fazer o filme "La Cabalgata del Circo". A informação consta no livro "Eva Perón - A Madona dos Descamisados", de Alicia Dujovne Ortiz, em capítulo específico sobre seu cabelo. Ficou loira até sua morte. O livro diz ainda que o novo cabelo apareceu pela primeira vez em uma foto na revista "Antena" de 1º de junho.
Segundo João Cândido Portinari, filho do artista, Portinari não esteve na Argentina antes de 1947, quando se auto-exilou no país com a família para fugir da perseguição aos comunistas no Brasil.
Portinari também realizava retratos a partir de fotografias, como fez com Getúlio Vargas e Rui Barbosa. "Acredito que seja difícil ele ter realizado algum retrato do círculo de Perón. Portinari era um militante comunista e as pessoas com quem ele se dava na Argentina e no Uruguai era todas de esquerda", disse João Cândido.
Por ocasião da polêmica, o Projeto Portinari acaba de fazer uma pesquisa preliminar nos cerca de 600 retratos que Portinari realizou durante a sua vida e levantou que 243 são de mulheres, sendo que 40 deles de Maria Portinari, viúva de Portinari e mãe de João Cândido. No ano de 1940, Portinari fez 16 retratos de mulheres e todos estão documentados na entidade.
João Cândido não acha boa idéia a vinda do quadro ao Brasil. "Talvez seja mais viável deslocar uma pesquisadora aos EUA, mas o Projeto Portinari não tem recursos para arcar com essa despesa", disse.

Texto Anterior: Porta-voz de Sinatra nega Alzheimer
Próximo Texto: Contradições do caso Evita-Portinari
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.