São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia ameaça agir contra Chipre

Acordo com russos abre crise

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Turquia voltou a fazer ameaças de atacar Chipre em represália contra a instalação de um sistema de mísseis pelo governo pró-Grécia da ilha. A primeira ameaça foi feita na última quinta-feira. Ontem a Turquia renovou-a.
O governo cipriota, que controla o sul do país, é de etnia grega, mas existe uma República Turca do Norte de Chipre, sem reconhecimento internacional e com fronteiras vigiadas pela ONU.
No último final de semana, o Chipre grego firmou um acordo com a Rússia para instalar um sistema de defesa antiaérea. A ministra das Relações Exteriores da Turquia, Tansu Çiller, disse que "esses mísseis ofensivos não vão ser usados. Se forem, faremos o necessário -destruí-los se precisarem ser destruídos".
Os EUA devem mandar um enviado à ilha nos próximos dias para tentar resolver a crise. Norte-americanos e britânicos aconselharam os cipriotas a cancelar o acordo com os russos.
Já o governo russo pediu que o acordo seja mantido e disse que não tolerará ameaças turcas.

Texto Anterior: Atentado não teve participação de palestinos, diz Iasser Arafat
Próximo Texto: Alemán assume a Presidência do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.