São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Burocracia; Desconhecimento de causa; Pepsi; Patrimônio em risco; Férias; Politização; Agressão; Despedida; Boas festas

Burocracia
"Li e gostei do excelente editorial de 27/12, 'A teia', relembrando a série de reportagens publicada sob o título 'Menos governo, menos miséria' (outubro de 1989).
Podemos recordar que a série de reportagens teve efeito favorável, levando o novo governo que se instalava a encetar um amplo programa de desregulamentação.
Participei com entusiasmo -no primeiro ano da administração, durante o qual estive no Ministério da Infra-Estrutura.
Que tal levantar de novo a bandeira, neste início dos dois últimos anos do mandato do FHC (ainda sem reeleição)?
O povo brasileiro merece saber que ele é o dono do Brasil -e que o cidadão deve atuar como tal-, e não o governo."
Ozires Silva, ex-ministro da Infra-Estrutura (São Paulo, SP)

Desconhecimento de causa
"Os vereadores da bancada do PT sabiam ou não do comissionamento do sr. Vaccarezza no gabinete do vereador Brasil Vita? O noticiário da Folha tem sido ambíguo a esse respeito, o que faz muita gente colocar-me essa pergunta.
Por essa razão peço que este jornal publique este esclarecimento: os vereadores que assinaram uma carta conjunta ao presidente do partido pedindo providências -entre os quais me incluo-, e provavelmente todos os demais, menos naturalmente quem fez o acordo, só tomaram conhecimento do fato a partir de 16 de dezembro de 1996."
Chico Whitaker, ex-vereador pelo PT (São Paulo, SP)

Pepsi
"Com referência às reportagens 'Corinthians deve ter Túlio no Paulista' e 'Túlio tenta recuperar alegria de jogar', publicadas respectivamente nas edições de 4/1 e 6/1, informamos que a Pepsi Cola não é proprietária do todo nem de parte do passe do referido atleta.
A relação da Pepsi com o atleta limita-se ao contrato de utilização de imagem, que vence em 23/1."
Valéria Veríssimo, assessora de imprensa da Pepsi (Rio de Janeiro, RJ)

Nota da Redação - A informação de que o passe de Túlio pertence à Pepsi foi dada por José Mansur, vice-presidente de futebol do Corinthians. Carlos Augusto Montenegro, ex-presidente do Botafogo, disse que a Pepsi teria pago parte da dívida do clube com o jogador e, em troca, ficado com o equivalente a 60% de seu passe.

Patrimônio em risco
"Ouro Preto não está recebendo o tratamento de emergência que mereceria por parte do patrimônio estadual e nacional."
Bernardo Castelo Branco, arquiteto (São Paulo, SP)

Férias
"Discordo do teor do artigo de Elio Gaspari ('A demofobia de Eduardo Azeredo', 8/1), no qual o articulista atribui insensibilidade ao governador de Minas, Eduardo Azeredo, por desfrutar de suas férias enquanto as chuvas castigam seu Estado.
Sua trajetória política não será interrompida precocemente em função desse episódio, pois os mineiros conhecem o caráter e a retidão do homem a quem confiaram a chefia do Estado.
Segundo, porque uma eventual interrupção das férias serviria apenas para forjar uma falsa imagem populista que o governador repudia, já que a situação, dramática, sem dúvida, estava sendo bem administrada pelo governador-interino Agostinho Patrus."
José Kennedy "Kendão" Ribeiro, vice-prefeito de Lagoa da Prata (Lagoa da Prata, MG)
*
"Elio Gaspari, em 'A demofobia de Eduardo Azeredo', tem o mérito de ter mostrado ao Brasil, por meio deste jornal, o que os mineiros já sabiam há muito tempo: afinal o sr. governador de Minas foi derrotado, de modo inapelável, na mais progressista cidade do Estado, Uberlândia, coroando um corolário de derrotas políticas que culminou com a ridícula votação obtida pelo seu candidato a prefeito em Belo Horizonte, capital do Estado."
João Roberto Spini Machado (Belo Horizonte, MG)

Politização
"O sr. Michael Kepp, ao comparar o comportamento cívico do brasileiro e do norte-americano, esqueceu que o eleitor daqui é mais politizado do que o dos Estados Unidos.
Pelo menos temos uma esquerda eleitoralmente viável, enquanto os sobrinhos de Tio Sam são na prática obrigados a escolher entre dois partidos direitistas, conservadores."
Claudinei Braz de Moraes (São José dos Campos, SP)

Agressão
"Li com surpresa e consternação o que foi escrito pelo sr. Julio Celso B. Vargas ('Painel do Leitor', 3/1). Não dá para entender tanta agressividade.
Fico triste por uma pessoa como o sr. Matinas Suzuki Jr. ter sido tão injusta e rudemente agredida."
Gizela S. Dias da Costa (Pelotas, RS)

Despedida
"Caro Marcelo Leite: parabéns pelos 831 dias de trabalho."
Paulo Jacomo Negro (Texas, EUA)
*
"Infelizmente, para tudo na vida há um fim. O trabalho de Marcelo Leite como ombudsman do principal jornal do país foi muito proveitoso.
É claro que existiram bons e maus momentos, assim como altos e baixos. Realmente, não é possível agradar a todos."
Clever Santos (Curitiba, PR)
*
"Marcelo Leite: valeu o seu trabalho aí na Folha. Por menos que se possa acreditar que as coisas mudem no jornal, alguma coisa deve acontecer sim, para melhorar a informação que se passa aos leitores.
E o seu trabalho foi honesto e certamente contribuiu para aguçar a leitura crítica dos leitores."
Sílvia de Souza (Goiânia, GO)
*
"Fiquei chateado devido ao fato de Marcelo Leite deixar a função de ombudsman neste jornal.
Sua passagem foi ótima e deixará saudades nos leitores que acompanharam seu magnífico trabalho."
Valter Capel (São Paulo, SP)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Tática Comunicação Empresarial (São Paulo, SP); Le Petit Poete Promoções (Pedro Leopoldo, MG); Fidelity Marketing Hoteleiro (São Paulo, SP); F&N Notícias (São Paulo, SP); De Carli-Publicitas Propaganda Ltda. (São Paulo, SP); Marson (São Paulo, SP); F.R. Comunica Publicidade Ltda. (São Paulo, SP); MLP Assessoria & Consultoria (São Paulo, SP).

Texto Anterior: Reeleição assim é golpe
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.