São Paulo, quarta-feira, 15 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

A pressão; A decisão de hoje; Time do plebiscito; Time do Congresso; Calendário peemedebista; ; Hora do marketing; Pombas e falcões; Samba de uma nota só; Revelação explosiva; Mais nada; Maldade peemedebista 1; Maldade peemedebista 2; Franco atirador; Dança dos números; Asa de fora; Jogo duplo

A pressão
Em torno de FHC há dois grupos. Um defende o plebiscito já. Outro quer esgotar primeiro todos os caminhos no Congresso.

A decisão de hoje
FHC prefere seguir o caminho do Congresso e só em último caso recorrer ao plebiscito. Ele acha que essa iniciativa deve partir da sociedade. "O plebiscito não é ameaça. É vontade", disse a um interlocutor.

Time do plebiscito
As principais lideranças governistas que defendem o plebiscito são: Inocêncio, Luiz Carlos Santos e ACM. Luís Eduardo está dividido. Logo após a convenção do PMDB, por impulso, chegou a achar que essa seria a saída.

Time do Congresso
Os pefelistas Marco Maciel e Jorge Bornhausen, Mário Covas, os líderes do PSDB na Câmara e no Senado e, apesar de dizer o contrário, Sérgio Motta querem votar a reeleição no Congresso.

Calendário peemedebista
O governo já admite votar a emenda da reeleição apenas em fevereiro, após as eleições para a presidência do Senado e Câmara. Motivo: não tem votos para aprová-la em plenário.

Hora do marketing
Após a derrota na convenção do PMDB, o governo decidiu que travaria esta semana uma batalha na mídia. Por isso, tenta uma vitória com efeito psicológico na comissão especial que analisa a emenda da reeleição.

Pombas e falcões
PFL e PSDB travam uma batalha. O pefelê joga lenha na fogueira do plebiscito e incentiva o rompimento de FHC com o PMDB. Os tucanos ainda apostam que pode haver um entendimento entre os aliados.

Samba de uma nota só
Os senadores do PMDB insistem no discurso: são a favor da reeleição de FHC. Só não querem votar a emenda antes da eleição da Mesa, como determinou a convenção do partido.

Revelação explosiva
Antes de se reunir com a comissão do PMDB que chamou anteontem ao Planalto, FHC disse a Sarney: "Como é que o PMDB me faz uma coisa dessas? Eu já tinha acertado o voto do (José) Serra para o Iris".

Mais nada
Os senadores do PMDB dizem que não querem muito de FHC. Apenas que ele diga em público o que tem dito em caráter reservado sobre a candidatura ACM.

Maldade peemedebista 1
Piada brasiliense: "Você sabe por que o Antonio Britto fez plástica no rosto? Para poder voltar ao Planalto e se apresentar a FHC com outra cara. Após a crise com o PMDB, o governador ficou com cara de tacho".

Maldade peemedebista 2
Aliado de ACM na Bahia e candidato de Luís Eduardo Magalhães à liderança do PMDB, o deputado Gedel Vieira Lima ganhou um apelido de seus colegas de partido: Bedel Vieira Lima.

Franco atirador
Para alívio de Maluf, Serjão definiu um novo alvo para praticar: Paes de Andrade. O ministro está juntando munição para o ataque. Acha que o presidente do PMDB enganou FHC sobre a convenção do partido.

Dança dos números
Líderes governistas refizeram as contas. A mais otimista apontava somente 281 votos pró-reeleição. São precisos 308. Na contabilidade de Michel Temer, a emenda teria hoje 268 votos.

Asa de fora
Os líderes governistas levaram um susto ontem na Câmara. A base, incluindo tucanos e peemdebistas, se rebelou e o PFL quase teve que disputar no voto a indicação do presidente da comissão que analisará o código de trânsito.

Jogo duplo
Um deputado peemedebista que conversou ontem com o senador Iris Rezende saiu com a impressão de que, por ele, o partido já teria votado a reeleição na comissão especial. Mas que Iris não quer briga com os senadores contrários à idéia.

E-mail:painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Paulo Bernardo (PT-PR), sobre FHC ter dado um pito no PMDB e em Sarney, presidente do Congresso:
- É inacreditável. O presidente não pode chamar o chefe do poder Legislativo e para passar um pito público. Daqui a pouco ele vai achar que pode fazer o mesmo com o Sepúlveda Pertence (presidente do STF).

Próximo Texto: Para líderes, governo não tem votos para reeleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.