São Paulo, quarta-feira, 15 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo culpa as seguradoras pelo atraso

DANI BLASCHKAUER
DA REPORTAGEM LOCAL

O coordenador de Administração Tributária da Secretaria Estadual da Fazenda, Clóvis Panzarini, responsabilizou a Fenaseg (Federação das Seguradoras) pelo atraso na distribuição das guias de IPVA.
"Estamos insatisfeitos. Esse atraso tem que ser debitado ao parceiro", disse.
O atraso na postagem dos guias, interpreta a Secretaria da Fazenda, seria a causa principal das longas filas nos postos de atendimento.
A Fenaseg e o governo do Estado fecharam um convênio, com duração de cinco anos, para a estruturação do pagamento do IPVA.
A federação ficou responsável pela contratação da gráfica que imprimiu as guias e pela supervisão da entrega do material, o que teria significado economia de R$ 4 milhões.
Em troca, foram enviados boletos de pagamento de seguro obrigatório junto às guias de IPVA.
A idéia era estimular o pagamento do seguro obrigatório (vale lembrar que o contribuinte não é obrigado a pagar o seguro no momento em que quitar o IPVA).
Cronograma atrasado
Segundo Panzarini, os atrasos no cronograma começaram com a demora na impressão das guias, no final do ano passado.
O combinado, diz Panzarini, era que as guias estivessem prontas em novembro e fossem distribuídas em dezembro. Mas a gráfica da associação dos bancos estaduais, contratada pela Fenaseg, não as entregou no prazo determinado.
"Metade do pessoal está na fila porque não recebeu a guia há mais tempo", afirma Panzarini.
Segundo ele, a Secretaria da Fazenda estuda a possibilidade de romper o convênio com a Fenaseg.
A Folha procurou a diretoria da Fenaseg para comentar o assunto. Até o fechamento desta edição, nenhum representante da entidade telefonou de volta para o jornal.
Panzarini diz também que muitos parceiros "abandonaram" a secretaria -caso de vários postos de gasolina que se comprometeram a instalar postos de preenchimento gratuito de guias, mas não o fizeram.
A Fenabrave (federação das concessionárias de veículos) também havia fechado acordo com a secretaria para que as concessionárias do Estado atuassem como postos de preenchimento.
No entanto, poucas concessionárias se dispuseram a seguir a recomendação da Fenabrave e implantar o serviço.
Filas
Nem aposentados nem mulheres grávidas escaparam da fila quilométrica que se formou ontem no posto do Detran localizado no shopping Ibirapuera.
Para tentar se adiantar na fila, muitas pessoas chegaram até duas horas antes da abertura do posto, mas, mesmo assim, tiveram de esperar mais de cinco horas.
"Cheguei antes para não pegar fila, mas não deu", afirmou a aposentada Marina Chaib, 69, que chegou às 10h e até as 15h ainda não havia sido atendida.
Já Valéria da Silva Nunes, grávida de nove meses, teve que lutar por seus direitos. Ela conseguiu furar a fila porque chegou com o chefe de segurança do shopping.

Colaborou Dani Blaschkauer, da FT

Texto Anterior: Secretaria estuda mudanças em 1998
Próximo Texto: Secretaria quer mudança em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.