São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PE tem a maior migração escolar

VANDECK SANTIAGO

da Agência Folha, em Recife A "migração" de alunos da rede privada para a rede pública em Pernambuco é causada pelos problemas econômicos das famílias e também pela melhoria de qualidade do ensino público, disse ontem em Recife (PE) a diretora de coordenação escolar da Secretaria da Educação do Estado, Ieda Nogueira.
Segundo o Ministério da Educação, Pernambuco foi o Estado em que houve a maior "migração escolar" em 1996 (em comparação com o ano anterior). Ieda Nogueira disse que a secretaria desconhece esse "levantamento".
Para o presidente da Associação de Pais de Alunos de Pernambuco, Joaquim Ferreira, o "verdadeiro motivo" de os pais estarem tirando seus filhos das escolas particulares para transferi-los para as públicas "é econômico".
"Nós temos pesquisa que mostra que cerca de 60% dos pais que têm filhos na rede privada são funcionários públicos. Ora, essa categoria não tem tido nenhum reajuste salarial, enquanto as escolas aumentam suas mensalidades todos os anos", disse ele.
Na opinião de Ferreira, a qualidade de ensino na rede pública "é ruim", com professores "desmotivados pelos baixos salários".
Ieda Nogueira disse que, entre outras medidas para melhorar a qualidade de ensino, o Estado recuperou cerca de 300 escolas nos últimos dois anos e promoveu programa de capacitação de professores.
A rede estadual de ensino público em Pernambuco tem 1.220 escolas e, se forem preenchidas todas as vagas oferecidas, terá este ano cerca de 1,25 milhão de alunos.
A Secretaria da Educação iniciou ontem e encerra amanhã as matrículas para alunos vindos da rede privada. Em algumas escolas do centro, que são as mais procuradas, pais de alunos fazem fila para tentar obter uma vaga.

Texto Anterior: Alunos 'somem' da rede pública em SP
Próximo Texto: Matrículas no Ceará sobem 16,3%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.