São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

30 são apreendidos por dia em PE

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Cerca de 30 veículos, em média, estão sendo apreendidos diariamente pelo Detran de Pernambuco desde o último dia 13, quando o órgão deu início à maior operação de combate ao transporte clandestino em Recife.
Estimativa do Detran revela que 4.000 carros -a maioria Kombis- circulam de forma irregular na cidade.
Em Recife, a permissão para o transporte remunerado de passageiros só é concedida a empresas de ônibus e táxis.
Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), estatal que gerencia o sistema de ônibus da Grande Recife, as peruas fazem em média oito viagens por dia e, nesse período, transportam 109 mil pessoas.
O prejuízo mensal causado pelos clandestinos às empresas de ônibus da região metropolitana, para a EMTU, chega a R$ 2 milhões.
O valor, informou a estatal, corresponde a 10% da receita de todo o sistema de transporte público legal na região. Não há subsídio da prefeitura e do Estado.
As 21 empresas que atuam em Recife mantêm 2.345 ônibus em suas frotas e transportam, em média, 1,5 milhão de pessoas por dia útil.
A população da capital pernambucana é de 1,3 milhão de habitantes, segundo o Censo 91 do IBGE.
As pessoas que utilizam o transporte alternativo são as mesmas que usam ônibus. As peruas recolhem seus passageiros nos pontos de transporte coletivo.
Para a maioria dos usuários dos clandestinos ouvidos pela Agência Folha, a rapidez é a principal vantagem desse tipo de transporte em relação aos ônibus.

Texto Anterior: Fortaleza tem mototáxis
Próximo Texto: Prefeitura limita alternativos em Salvador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.