São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A HISTÓRIA DO AMOR DE ROMEU E JULIETA

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

É um primeiro texto de Ariano Suassuna para teatro, depois de oito anos. Como muitos dos anteriores, é a adaptação de uma obra popular, um folheto com o título "O Romance de Romeu e Julieta", de autor desconhecido. A adaptação é chamada "A História do Amor de Romeu e Julieta" e estreou uma primeira montagem há dois meses, encenada por Romero de Andrade Lima, no Recife.
Já está sendo reescrita pelo autor paraibano, que sempre volta aos textos para novos tratamentos. Agora Ariano Suassuna faz a reunião desta com outra peça sua, "Uma Mulher Vestida de Sol", para uma encenação de Antunes Filho. É o processo que usou em suas principais peças, desde "A Pena e a Lei" até a recente "As Conchambranças de Quaderna".
No caso de "A História do Amor de Romeu e Julieta", o que encantou o dramaturgo foi que a versão do poeta sertanejo é diversa daquela do italiano Matteo Bandello, que inspirou Shakespeare com sua coletânea de histórias populares, de 1554. Na nova versão, Romeu é um egoísta que atraiçoou a família, vista no sertão como mais importante do que o próprio indivíduo.

Texto Anterior: Zelig ou uma estratégia presidencial
Próximo Texto: A HISTÓRIA DO AMOR DE ROMEU E JULIETA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.