São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sabor Inglês

RITA LOBO

Contrariando a fama de maus cozinheiros, os ingleses resolveram investir pra valer na gastronomia
Books for Cook, já mencionei aqui anteriormente, é uma livraria londrina muito especial para nós, amigos das panelas. As prateleiras são recheadas de uma enorme diversidade de títulos e no fundo, aberta para o salão, funciona uma espécie de cozinha-laboratório.
Diariamente, "menus" completos são testados -à tarde, as receitas são pesquisadas, na manhã seguinte, os ingredientes são comprados, e, na hora do almoço, as oito mesas apertadas entre livros e fogão se transformam em um restaurante.
Você pode experimentar pratos clássicos de autores consagrados, receitas curiosas tiradas de livros nem tão conhecidos, ou apenas uma adaptação. Ao final de cada ano, as melhores receitas reunidas ganham corpo de livro, que leva o mesmo nome da livraria.
No sábado que almocei por lá, mais parecia uma loja de departamento em começo de liquidação: lotada!
Além desse interesse por livros de cozinha e mesmo com a fama de piores cozinheiros do mundo -ou por causa dela- os ingleses resolveram investir para valer na categoria restaurantes sofisticados.
Enquanto em Paris e Nova York grandes restaurantes fecham as portas, em Londres, o guia de restaurantes da "Time Out" está cada vez mais gordo e melhor equipado.
Um serviço muito simpático que eles oferecem é o "fax menu". Você liga de um fax qualquer, digita o código do restaurante que quiser e recebe imediatamente uma cópia do cardápio.
Não estou dizendo que na Inglaterra, contrariamente da França ou da Itália, qualquer buraco é comida boa na certa. Mas dizer que foi à Londres e emagreceu é sinal de falta de informação.
Outro aspecto curioso dessa "contradição" inglesa em relação à gastronomia é a escritora Elizabeth David.
Seja para a turma que literalmente encosta a barriga no fogão ou para tipos que mesmo sem saber fritar um ovo adoram ler sobre comida, os livros dela são o "must".
Logo após a sua morte, alguns anos atrás, a tradicional marca francesa de panelas Le Creuset comprou os direitos do seu nome e montou bem no meio de Covent Garden a Elizabeth David Cook Shop.
Mas se almoçar e comprar livros na Books for Cooks ou passear por Covent Garden tão cedo não faz parte dos seus planos, uma boa opção para se divertir com o humor britânico é ainda aprender boas receitas e ler o livro de John Lanchester, "Gula".

Books for Cooks: 4, Blenheim Crescent, London W 11. Tel. 0044-171-221-1992.

Texto Anterior: Sobre o gelo
Próximo Texto: Ceia não é pecado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.