São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelho permite 'navegar' pela TV

DA REPORTAGEM LOCAL

Graças ao WebTV, aparelho lançado em outubro último nos EUA, já é possível acessar a Internet ligando a televisão. Lançada pela Sony e pela Philips, a novidade deve chegar ao Brasil no ano que vem.
Trata-se de uma pequena caixa preta acompanhada de um controle remoto, que acumula as funções do mouse e do teclado, permitindo o acesso à rede mundial de computadores. O aparelho pode ser colocado ao lado ou em cima do televisor.
Para navegar, basta conectar o WebTV à linha telefônica e à televisão. Uma placa de modem transforma os pulsos telefônicos em linguagem de computador e vice-versa, como acontece com os PCs.
O WebTV só exige que o televisor tenha as entradas para a instalação de vídeo. O aparelho ainda permite recebimento e envio de correio eletrônico.
Tecnologia
A tecnologia foi desenvolvida pela WebTV Networks, que licenciou os direitos de fabricação para a Sony e a Philips. Localizada na Califórnia, a empresa foi fundada no ano passado por Steve Perlman, um engenheiro que trabalhou durante seis anos na Apple Computers.
O aparelho, que figurou nas principais listas de sugestões de presentes de Natal nos EUA, custa cerca de US$ 300. O preço no mercado brasileiro ainda não foi definido.
O provedor de acesso à Internet, empresa que conecta o aparelho à rede mundial, também pertence à WebTV Networks. A assinatura mensal sai, em média, por US$ 20.
A vantagem do aparelho é que o usuário não precisa ter conhecimentos de informática. As funções aparecem na tela de forma explicativa. O WebTV conta ainda com um sistema que avisa o usuário quando alguém está tentando ligar para a sua casa.
Concorrência
A WebTV Networks vai ganhar um concorrente. A Zenith Electronics Corp. acaba de assinar contrato com a Netscape Communications Corp. e com a Oracle Corp. para a fabricação de aparelhos com a mesma função do WebTV.
O acordo ainda prevê o lançamento de televisores que acessam diretamente a rede mundial de computadores.

Texto Anterior: Transforme o micro em TV
Próximo Texto: Globo, SBT e Cultura prestam serviços aos usuários da rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.