São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Você pode voltar da viagem de verão com um "inquilino"

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 19 anos e passei o Ano Novo em uma pequena praia do Nordeste. Lá estava ótima, mas cheguei aqui (depois de três dias de ônibus) com muita dor de barriga e um pouco de diarréia. Será que peguei alguma doença?"
resposta
É bem possível que você tenha voltado para São Paulo com algum "bichinho" estranho no seu intestino. No verão, os campeões são as bactérias, vermes e protozoários.
Em locais com infra-estrutura mais precária para abastecimento de água, esgoto e conservação de alimentos, os bichinhos ganham força extra e podem contaminar turistas.
Alimentos, sucos e, principalmente, a água vinda de torneiras e poços podem favorecer a entrada desses microorganismos no seu sistema digestivo. Dentro do seu corpo, eles se multiplicam ou liberam toxinas (substâncias tóxicas) que causam náuseas, vômitos, cólicas (dores na barriga) e diarréia.
A melhor opção é tomar muito líquido (para evitar a desidratação) e procurar o seu médico. Ele deve pedir um exame de fezes para verificar qual o tipo do bicho. Depois dos exames, é possível que você tenha que tomar um remédio durante alguns dias para eliminá-lo.
Alguns cuidados fundamentais quando se visita um local com condições de saúde mais precárias: só beba água engarrafada, cheque se os sucos que você bebe não são feitos com água da torneira ou de poços, evite comer em locais que não tenham geladeira ou freezer para conservar os alimentos, cheque se as verduras estão sempre limpas e não esqueça de lavar bem as mãos antes de se alimentar.

Texto Anterior: Locais de salto precisam ter alvará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.