São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Cidade rosa' mantém harmonia

AZENI PASSOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A maior cidade do Estado do Rajastão é Jaipur, conhecida como a cidade rosa.
Os edifícios da cidade antiga foram construídos com arenito dessa cor. Jaipur possui hoje amplas avenidas e uma certa harmonia.
A cidade fica no leito seco de um lago, com uma paisagem árida, rodeada de ásperas colinas, coroadas por fortalezas e muralhas.
Há tempos que Jaipur transpôs os limites de suas muralhas. Apesar de seu tamanho e população, ainda conserva um ar tranquilo.
Hawa Mahal, o palácio dos Ventos, mostra-se até para os mais distraídos. Mesmo porque está na rua principal da cidade antiga.
Construído em 1799, é um dos principais pontos de referência de Jaipur. Apesar de não ser mais que uma fachada. Ainda assim é um bom exemplo da arte rajput.
Com cinco andares, o edifício tem 96 janelas de forma semi-octogonal, delicadamente talhadas em arenito rosa.
Janela para o mundo O Hawa Mahal, símbolo da cidade, foi construído para que as mulheres da corte pudessem observar, pelas janelas, o mundo lá fora.
Outra atração é o forte Amber, construído no alto duma montanha. Além de rodeado pela região verdejante e bonita, tem um lago que reflete terraços e muralhas.
O visitante pode apreciar o pôr-do-sol reluzindo nos edifícios de arenito rosa. A subida até o forte é feita em lombo de elefante. O forte fica a 11 km de Jaipur.
(AP)

Texto Anterior: Construção do Taj Mahal recrutou 20 mil
Próximo Texto: Veadeiros une caminhadas e misticismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.