São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lugar atrai esotéricos e religiosos

Cidade reúne 40 seitas

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ALTO PARAÍSO DE GOIÁS

Alto Paraíso de Goiás (GO) é conhecida por suas seitas e o misticismo que ronda o município. Há cerca de 40 seitas com templos e locais de meditação na cidade.
A opção pela região se deve, de acordo com alguns místicos, pela energia cósmica catalisada no local pelos cristais da chapada dos Veadeiros. O local seria estratégico.
O diretor da Coonatour (Cooperativa Ecológica, Natureza e Turismo) da cidade, Anand Sampurro, 46, diz que as seitas são formadas por grupos religiosos e esotéricos.
"Eles chegam em grupos de quatro a seis famílias, compram terras, constroem templos e desenvolvem atividades socioeconômicas, como abrir uma lojinha aqui, outra ali", afirma Sampurro.
Segundo ele, há ainda profissionais liberais, como médicos, dentistas, fisioterapeutas. "Isso dá um potencial de recursos humanos enorme para a cidade", afirmou.
A seita mais antiga, instalada há 20 anos no município, é a Bono Espero. São esotéricos que ensinam a língua esperanto. Com 120 seguidores, a Saniasins de Osho é a maior em número de discípulos.
Seitas conhecidas
Há outras mais conhecidas, como a Hare Krishna, a Cavaleiros de Maytréia e a Saint Germain (que construiu um complexo de templos na entrada da cidade).
A sete quilômetros do centro da cidade fica a Solarium -um santuário com jardins, trilhas místicas pelas matas e cachoeiras da região.
Na pousada dos Anões ocorrem anualmente seminários e encontros esotéricos.
O diretor da Coonatour disse que o turismo místico é a principal fonte de renda para o município. "Muitas pessoas que vêm aqui atrás do misticismo são atraídas pelas belezas naturais da região e acabam praticando o ecoturismo."
Segundo ele, o inverso também ocorre. "Quem vem atrás de aventuras na chapada dos Veadeiros sempre ouve as histórias dos místicos. É uma dupla mão."
Sam calcula que 25 mil pessoas visitam a região anualmente. "Muitos vêm em busca dos fenômenos não-identificados que ocorrem no céu de Alto Paraíso."
Esses fenômenos são luzes vistas por moradores e visitantes da região. Uns falam em discos voadores, outros em cidades espirituais.

Texto Anterior: Faltam gasolina e lazer noturno
Próximo Texto: Filtro solar, repelente e lanche são necessários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.