São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
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Falta de negros atrasou o ritmo da cidade

EDSON FRANCO

em Austin
Sem a mesma população negra que outras cidades texanas, Austin demorou para desenvolver uma tradição musical de jazz e blues.
Começou a correr em busca do tempo perdido a partir dos anos 40, época em que foi criado o Victory Grill, clube que concentrava a produção musical negra da cidade.
Os resultados da empreita não demoraram a aparecer. O baixista Gene Ramey e o pianista Teddy Wilson foram forjados no clube.
Mas a cidade ficou pequena para eles. Ramey foi para Kansas City, e Wilson, para Nova York, onde passou a integrar a orquestra de Benny Goodman.
Após um hiato de 20 anos, Austin começou a assistir a inaugurações de clubes e ao surgimento de músicos que garantiram para a cidade o título de "capital mundial da música ao vivo".
Criado em meados dos anos 60, o Threadgill's abriu as portas para uma texana de voz rouca e que viria a entrar para a história da música com o nome de Janis Joplin.
Guitarra
Com o surgimento do Antone's em 1975, Austin passou a revelar uma aptidão infindável para dar à luz guitarristas fundamentais.
Nascido em Dallas e aprimorado nos clubes da capital texana, Stevie Ray Vaughan (1954-1990) é o mais famoso deles. Conseguiu o mérito de ser o guitarrista branco de blues mais respeitado entre os músicos negros do estilo.
E a influência de Vaughan é tão forte que seu estilo virou parâmetro. Os guitarristas de blues tentam tocar como ele ou procuram um estilo totalmente oposto ao dele.
Há hoje em Austin uma disputa velada para ver quem segura o cetro que um dia foi de Vaughan.
Chris Duarte é quem parece mais disposto a seguir a trilha aberta por seu antecessor. Seu primeiro CD, "Texas Sugar - Strat Magik", é Vaughan redivivo e piorado.
Quando o assunto é prestígio, o sucessor mais digno, apesar de ser bem mais roqueiro que blueseiro, atende pelo nome de Ian Moore.
Fora do espectro do blues, Austin deu ao mundo Eric Johnson, um virtuose capaz de trafegar por vários estilos e, ainda assim, manter sonoridade inconfundível.
Outros guitarristas texanos baseados em Austin: David Grisson, Jimmie Vaughan (irmão de Stevie), o albino Johnny Winter e W.C. Clark, surpreendentemente, o único negro de Austin a se destacar como guitarrista de blues.

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