São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto japonês estuda macieira

DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco técnicos japoneses da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) estão em Santa Catarina pesquisando o cultivo de maça, pêra e hortaliças.
O projeto inclui estudos para uma macieira compacta, que sofreu alteração genética. A macieira atinge dois metros de altura.
O objetivo é aproveitar melhor o espaço e aumentar a produção.
Podem ser plantados 2.000 pés de macieira compacta em um ha, enquanto que a mesma área recebe de 400 a 600 pés da macieira comum, segundo a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina.
Um convênio foi firmado entre a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária), da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, e a Jica.
A parceria tem duração de cinco anos e envolve US$ 7 milhões.
Os técnicos japoneses são da província Aomori, maior região produtora de maçã do Japão, onde são colhidas 500 mil t/ano, a mesma quantidade produzida em Santa Catarina, de acordo com a Secretaria da Agricultura do Estado.
Técnicos brasileiros e japoneses estão trabalhando juntos em projetos que visam reduzir doenças da macieira e controlar pragas.
Eles também estão desenvolvendo trabalhos na área de melhoramento genético da maçã.

Texto Anterior: Importações de frutas cresceram em 96
Próximo Texto: Preço do milho cai no início da colheita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.