São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jungmann acusa o MST de fazer "chantagem"

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Raul Jungmann (Política Fundiária) disse ontem que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) quer "extorquir" dinheiro do governo federal e que faz "chantagem" ao invadir a sede do Incra em São Paulo.
"No momento que, por uma determinação política e porque você quer extorquir dinheiro do governo federal, você faz invasões, isso é chantagem", afirmou.
Segundo ele, o MST estaria interessado em obter um financiamento para a construção de uma fecularia (fábrica de féculas) no interior do Estado. Como a liberação das verbas não foi imediata, os sem-terra teriam decidido ocupar o prédio do Incra ontem pela manhã para pressionar o governo.
Jungmann se encontrou ontem de manhã com o presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com o ministro, FHC condenou a invasão. "O presidente entende que limites estão sendo ultrapassados", disse.
Jungmann afirmou que serão tomadas medidas judiciais contra a coordenação do MST. "O governo pretende pedir abertura de inquérito contra qualquer invasor de sede do Incra e também contra aqueles que, desrespeitando os direitos humanos, venha a manter funcionários em cárcere privado", disse.
Para o ministro, não há justificativa para conflitos. Ele lembrou que, no final de 96, foi liberada a totalidade de recursos para pagar indenizações de benfeitorias nas fazendas desapropriadas.

Texto Anterior: Movimento pede R$ 2,5 mi
Próximo Texto: ISTO É JUNGMANN
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.