São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de pessoas intoxicadas no litoral pode chegar a 500

SONIA MONTEIRO
DA FOLHA VALE

O número de pessoas com intoxicação alimentar na costa sul de São Sebastião (215 km a leste de SP) pode chegar a 500.
A estimativa é dos médicos do PAS (Posto de Atendimento à Saúde) de Boiçucanga.
Segundo o médico Ismael Jorge Gomes Pinheiro, 44, vários pacientes atendidos no posto estão medicando familiares em casa.
Segundo a Secretaria da Saúde, 340 pessoas foram atendidas nos últimos sete dias em postos da costa sul. Do início da noite de anteontem até as 10h de ontem, 30 pessoas foram atendidas.
Todas apresentavam os mesmos sintomas -vômito e diarréia. Na manhã de ontem, cerca de dez pessoas aguardavam atendimento no do posto de Boiçucanga, com sintomas de intoxicação.
Os pacientes recebem medicamentos, são reidratados com soro e recebem orientação para continuar o tratamento em casa.
Segundo o médico Léo Jardim, 37, a maioria dos pacientes é do bairro de Juqueí.
Segundo Jardim, além da falta de estrutura dos bairros, os turistas se descuidam da alimentação no verão. A maioria das pessoas intoxicadas é turista, mas o surto já atinge moradores da região.
O secretário de Saúde de São Sebastião, Juan Pons Garcia, aguarda o laudo do exame das amostras do sorvete da empresa Sabor de Verão, de Juqueí, e da água da Sabesp para divulgar as causas do surto que atingiu a costa sul.
Segundo Garcia, a maior suspeita da Secretaria é o sorvete, já que a maioria das pessoas atendidas no PAS consumiu o produto.
Foram colhidas amostras dos sorvetes e de todos os ingredientes utilizados na sua fabricação. A fábrica de sorvetes está interditada desde quinta. Os donos da empresa, João Luiz e José Alberto Muniz da Costa, não foram localizados ontem para falar sobre o assunto.
Caraguatatuba
Em Caraguatatuba, foram registrados mais de cem casos de intoxicação desde o início de janeiro.
A informação é do diretor da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Brasílio Tasso, 52. Segundo ele, os casos se devem a abusos com a alimentação. Tasso descartou a possibilidade de surto.

Texto Anterior: Moita; Cara amarrada; Socorro!
Próximo Texto: Estado pode ter 42 casos de leptospirose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.