São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A pressão do público pode influenciar o júri?

Antonio Claudio Mariz de Oliveira, advogado criminalista e ex-secretário da Justiça e da Segurança Pública de São Paulo - "Acho que sim. Sendo um tribunal popular, qualquer pressão pode interferir na convicção dos jurados. O julgamento devia ficar afastado dessas pressões."

Marcio Thomaz Bastos, advogado criminalista - "Pode influenciar terrivelmente. Corre-se o risco de em vez de julgamento termos um linchamento, tal a maneira com que o assunto vem sendo tratado pela mídia. Pode e vai influenciar. Tira deles a chance de um julgamento justo."

Waldir Troncoso Peres, advogado criminalista - "É evidente que pode influenciar. No sentido positivo ou negativo. Quando há um movimento de pressão há pessoas que são dominadas por essa pressão. E há gente que se rebela. O homem está mergulhado nos valores da comunidade."

Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado criminalista e deputado federal (PT) - "Acho que todos os acusados têm direito a um julgamento justo, mas toda a sociedade tem direito a que se faça esse julgamento o mais rápido possível para que diminua a impunidade no país."

Texto Anterior: O JUIZ
Próximo Texto: Família quer indenização de filho de Klein
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.