São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redford arranha a verdade

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Tratado sobre a imensidão e o terror do sonho norte-americano, "Quiz Show" (HBO, às 23h15) é a tarefa imposta por Robert Redford a si mesmo: desmontar as imagens de ajustamento que possui sobre o lugar onde habita.
Se com "Gente como a Gente" (1980) seu campo de ação era micro, aqui não há nada mais macro do que a força da televisão.
Diante de um programa de auditório dois homens respondem questões sobre ciência, história ou mesmo Hollywood. O jogo está na busca da verdade. Em alcançar a resposta certa e, assim, produzir uma idéia de grandeza não apenas de um único ser, mas de toda uma civilização.
E o que pode acontecer se tudo isso é uma farsa e as perguntas são combinadas com os participantes antes de ir ao ar?
Redford vasculha esse segredo e se aproxima da resposta. Há decepção e tristeza. E há também a certeza de que tanto um homem quanto uma nação nunca são as imagens que oferecem gratuitamente ao público.
"Quiz Show" é então um pequeno -e imperfeito- arranhão em uma grande fortaleza. Admiramos o ato. Nos sentimos desconfortáveis com sua eficácia.
(MR)

Texto Anterior: Uepa! Adorei os "peitchão" da Madonna!
Próximo Texto: Denise Fraga deixa a campanha do Tom Bom
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.