São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LaChapelle revitaliza o excesso

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A produção do fotógrafo norte-americano David LaChapelle já pode ser vista no Brasil, por meio de seu livro "LaChapelle Land" (importado), que reúne cerca de 160 cliques realizados em 11 anos de trabalho.
Natural de Farmington (Connecticut), LaChapelle é um daqueles casos de receita que deu certo. Coloca em um mesmo cenário personalidades em situações bizarras. Junta em seguida grandes porções de glamour, uma boa dose de humor e um certo apelo gay (os dois últimos itens podem também ser substituídos por uma falsa tragicidade).
"É um mundo onde tudo tem gosto bom, mas nada é de bom gosto", sintetiza o próprio fotógrafo, para descrever esse seu novo mundo, criado a partir de toda a cultura trash norte-americana.
Com esses ingredientes, constrói um mundo virtual que é sucesso absoluto em boa parte da indústria cultural (moda, cinema e música). "Não tenho nenhum interesse em representar tragédia e desespero em minhas fotografias", já disse.
Sua postura alienada e kitsch tem conquistado grifes, como a italiana Diesel (street-wear) e a norte-americana Mac (cosméticos), além de inúmeras páginas de revistas ("Vogue" francesa, "Details", "The Face" e outras). Seu último troféu foi o prêmio de melhor fotógrafo do ano na última edição do VH1 Fashion and Music Awards.
É possível dizer que a carreira de LaChapelle começou no berço. Afinal, mal tinha dado seus primeiros passos quando sua mãe Helga lhe colocou asas para as fotos de Natal. Helga também construía meticulosos cenários para as fotografias familiares.
LaChapelle, hoje com 33 anos, mudou-se para Nova York, vindo da Carolina do Norte, em 1978 e logo começou a trabalhar como contínuo no mítico Studio 54. Inteligente e principalmente bonito (veja foto sua de 1982 acima, à esq.), não foi difícil para o fotógrafo entrar para o círculo de amizades de Andy Warhol (1928-1987), ainda hoje uma de suas grandes influências.

Livro: LaChapelle Land
Fotógrafo: David LaChapelle
Quanto: US$ 50
Encomendas: livraria Freebook (tel. 011/256-0577)

Texto Anterior: Cuba publica livro de Roberto Drummond; Morre empresário de Elvis Presley; Museu do Prado passa por reformas em Madri
Próximo Texto: Rock nacional toca no Sesc
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.