São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem e som ainda deixam a desejar

ESPECIAL PARA A FOLHA

Apesar do aprimoramento das máquinas e programas apresentado em 1996, não aconteceu um salto no mercado de informática.
O que houve foi a maior utilização dos recursos disponíveis e a ampliação do acesso a todo tipo de informação via Internet.
O salto talvez aconteça neste ano, com a popularização de chips mais recentes, de novas linhas de dispositivos (realidade virtual, por exemplo), de softwares de comunicação e colaboração à distância, e de intranets (redes privadas com tecnologia de Internet).
No que se refere à conjugação de imagem e som, nota-se que avanços já consolidados em estações de trabalho ainda demoram a atingir o mercado popular.
Nos recursos de comunicação, por exemplo, o som ainda é utilizado em escala inferior à desejável. Informações ainda são muito textuais. Projetos visuais de páginas da Internet deixam a desejar, principalmente quanto a seus aspectos estéticos e organizacionais.
Nacionais
Nos produtos testados notaram-se componentes de alta qualidade, mas pequena disponibilidade de produtos nacionais.
Surgiram produtos preocupados com a otimização do espaço e da facilidade de processamento no escritório -teclado integrado ao scanner e multifuncionais (scanner, fax, telefone e copiadora em uma só máquina) são exemplos.
O que evoluiu menos que o desejável foi o controle de qualidade dos produtos. Com a integração, o controle se torna mais crítico, uma vez que o equipamento em manutenção implica impossibilidade de uso de vários periféricos.
Além disso, o suporte ao cliente por parte de algumas das grandes companhias de software mostrou-se deficiente.
No mercado popular, infelizmente a projeção do software nacional é nula. O software "importado", por sua vez, muitas vezes não foi adaptado corretamente.

Texto Anterior: Poder de processamento e uso facilitado marcam 96
Próximo Texto: Nota pode refletir defasagem no tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.