São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o caso Roe versus Wade

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Roe versus Wade é o nome do caso que levou à decisão da Suprema Corte dos EUA de legalizar o aborto no país ao considerá-lo um direito constitucional da mulher.
Jane Roe era o pseudônimo de Norma McCorvey, uma mulher que contestou uma lei estadual do Texas, sul do país, que proibia a prática do aborto. Vinte anos depois, McCorvey se converteu a uma religião protestante fundamentalista e passou a militar em movimentos antiaborto. Henry Wade era o promotor público da cidade de Dallas, que processou McCorvey por ter abortado.
A decisão em 1973 foi tomada por 7 votos a 2. Em junho de 1992, ela foi mantida por 5 votos a 4. Os presidentes Ronald Reagan e George Bush nomearam diversos juízes com posições antiaborto para a corte. Mas o presidente Bill Clinton restabeleceu uma folgada maioria de juízes favoráveis ao direito da mulher praticar aborto.
Os EUA são o país em que o direito ao aborto é estabelecido com maior clareza no mundo.
(CELS)

Texto Anterior: Bomba explode perto de clínica de aborto
Próximo Texto: Peru desloca blindados à casa ocupada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.