São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Liberou geral; Loja de punhais; Cobras e lagartos; Racha a caminho; Trabalho acumulado; Guerra sem vencedores; Pega mal; Voluntarismo monetário; Conforto tucano; Capital de esquerda; Uso das máquinas; Tropa quercista; Ecologicamente incorreto; Sossega Leão; Arapuca governista; Mais ou menos

Liberou geral
Em conversa ontem de manhã, Jader Barbalho deu sinal verde para Michel Temer levar o maior número possível de deputados do PMDB à votação da emenda da reeleição na próxima semana. Isso fortalece FHC e enfraquece os senadores do partido.

Loja de punhais
O líder Jader Barbalho (PA) continuará, na retórica, ao lado dos senadores do PMDB, que travam queda-de-braço com FHC sobre a data da votação da reeleição. Mas nos bastidores...

Cobras e lagartos
FHC e Sarney vivem a pior fase do seu mau relacionamento.

Racha a caminho
Ao recusar a proposta dos senadores do PMDB de votar a reeleição no dia 5, o Planalto sinaliza claramente que está fazendo o jogo do PFL, que quer esfacelar a frágil unidade peemedebista.

Trabalho acumulado
O próximo presidente da Câmara vai ter trabalho. Há 254 projetos prontos para irem para a ordem do dia parados na mesa de Luís Eduardo Magalhães.

Guerra sem vencedores
De Moreira Franco (RJ), sobre o PMDB do Senado não querer que os deputados da sigla votem a reeleição na semana que vem: "Os senadores têm que ver que nossa luta é antropofágica. PFL e PSDB a assistem de camarote".

Pega mal
É improvável que FHC vá à TV pressionar o Congresso a aprovar a reeleição na semana que vem. O presidente reavaliou a idéia, da cúpula do PFL. Acha que seria comparado a Fujimori.

Voluntarismo monetário
O publicitário Luiz Fernando Furquim (área de finanças da campanha de FHC em 94) diz que pessoas o procuraram para ajudar na campanha pró-reeleição: "Assustadas com a demora na votação, querem saber o que fazer para apressar o processo".

Conforto tucano
Candidato a presidir a Câmara, Wilson Campos (PSDB) viaja hoje para Recife de carona com FHC no "Luxão" (avião presidencial). Seu adversário, Michel Temer (PMDB), não sabe se fica preocupado ou se comemora.

Capital de esquerda
O PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) divulga hoje pesquisa com cerca de 500 filiados. A maioria rejeita reeleição já. Acham que antes FHC deve cumprir promessas de campanha e fazer as reformas.

Uso das máquinas
Nilmário Miranda (PT-MG) está pedindo informações ao Ministério dos Transportes sobre o uso de máquinas do DNER na recuperação de asfalto em Contagem. O prefeito da cidade é Newton Cardoso (PMDB), que indicou o presidente do órgão.

Tropa quercista
A ala quercista do PMDB já fretou um avião para levar 108 manifestantes de São Paulo a Brasília no dia da votação da emenda da reeleição. Com o MR-8 a tiracolo, fará campanha contra.

Ecologicamente incorreto
O baiano Luís Eduardo Magalhães (PFL) está sendo acionado pelo Ministério Público federal por manter duas araras em cativeiro. A aves decoram a residência oficial da presidência da Câmara há mais de 15 anos.

Sossega Leão
Gilberto Miranda (AM), que vive às turras com o fisco, ganhou sua primeira tarefa no PFL: é o relator de um projeto que autoriza o governo a tomar US$ 78 mi do BID para aparelhar e modernizar da Receita Federal.

Arapuca governista
Está definida a tática a ser adotada pelo governo na votação da reeleição. O plebiscito, por exemplo, só entra se for necessário para garantir a vitória no primeiro round. Seria derrubado no segundo turno de votação.

Mais ou menos
O líder do PTB na Câmara, Vicente Cascione (SP), esteve ontem no Planalto com Eduardo Jorge, auxiliar de FHC: "Perguntei se, apesar de eu ser contra a reeleição, o partido continuará a ser tratado como aliado".

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do senador Roberto Freire (PPS-PE), sobre o apoio das esquerdas na Câmara à candidatura de Prisco Viana (PPB-BA), patrocinada por Maluf:
- No que se refere ao PT, eu até entendo, porque o partido perdeu ou não quer ter memória. Mas o PC do B perdeu o juízo. É uma insensatez.

Próximo Texto: Não custa tentar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.