São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha contra Aids usa linguagem dos garimpeiros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Babinha, goma, pereba, bichinho e morena cheirosa. Essas expressões estão na nova campanha de prevenção à Aids que o Ministério da Saúde estará lançando até março deste ano.
A campanha é voltada exclusivamente para as áreas de garimpo da Amazônia Legal e pretende inaugurar a nova estratégia de prevenção à Aids do ministério: trabalhar com grupos específicos em vez das tradicionais campanhas de massa.
A Amazônia Legal abrange os seis Estados da região Norte, Mato Grosso e Maranhão.
A principal inovação da campanha é a construção de um glossário de termos elaborado a partir de estudos da maneira de falar e gírias usadas no garimpo.
Babinha e goma são sinônimos de líquido seminal e esperma. Sensação significa prazer, bichinho equivale a micróbio e pereba é ferida. Mulher cheirosa é o jeito com que os garimpeiros se referem a mulheres asseadas.
Para conseguir atingir os objetivos da campanha, o Programa Nacional de DST/Aids contratou especialistas para descobrir as principais dúvidas dos garimpeiros em relação à doença e a linguagem ideal a ser utilizada.
A vencedora da licitação foi a Fundação Quilombo, ligada à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O meio escolhido para divulgar a campanha foi o rádio, porque é o veículo que atinge maior número de garimpeiros. Foram produzidos 15 programas que serão transmitidos pela Rádio Nacional da Amazônia e outras emissoras regionais.
Os 15 programas estão em fase final de edição e devem ir ao ar a partir da primeira semana de março. Cada um terá duração aproximada de 20 minutos e tratará de um tema específico.
Cada programa terá a participação de convidados especiais -cantores, jogadores de futebol e artistas.
Entre os escolhidos estão a cantora Sula Miranda, os cantores Wando e Amado Batista, os atores Sérgio Reis e Regina Casé e os ex-jogadores de futebol Toninho Cerezo e Dadá Maravilha.

Texto Anterior: Peru vira garoto-propaganda conta Aids
Próximo Texto: Conheça a Rádio Garimpo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.