São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recordista faz 'treino' em Manaus

Donovan Bailey corre os 60 m

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A MANAUS

O canadense Donovan Bailey, 29, o homem mais veloz do mundo na atualidade, é o destaque do 2º Meeting Internacional de Atletismo de Manaus, que será disputado hoje, na pista do Centro Olímpico da capital amazonense.
Bailey, recordista mundial dos 100 m rasos, com 9s84, marca registrada na Olimpíada de Atlanta, em julho passado, corre numa prova especial, não convencional: distância de 60 m sob céu aberto.
Na verdade, existem provas nessa distância, mas em recinto fechado (indoor), disputadas em locais onde o inverno é rigoroso.
Bailey busca o recorde mundial nos 60 m. Vai tentá-lo no Mundial indoor, previsto para março, em Paris. A marca atual, de 6s41, está em poder do norte-americano Andre Cason desde 1992.
Por isso a prova prevista para as 20h locais (22h no horário de Brasília) é como um treino para o canadense. Apesar de ser disputada no período noturno, o calor e a umidade são obstáculos.
Brasileiros
Além das condições climáticas, Bailey tem como adversários o quarteto brasileiro -Arnaldo de Oliveira, Róbson Caetano, Edson Ribeiro e André Domingos- que conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x100 m na Olimpíada de Atlanta, com 38s41.
A medalha de ouro ficou com o Canadá, com 37s69, e a de prata, com os EUA, com 38s05.
O brasileiro André Domingos da Silva foi o segundo mais rápido do revezamento na Olimpíada, cravando 8s94 nas semifinais, quando ficou atrás apenas de Donovan Bailey, que correu pelo time canadense, e cobriu os 100 m em 8s93.
Esses tempos são mais baixos do que o recorde mundial porque o corredor passa pela linha inicial lançado, ou seja, já em movimento, após ter recebido o bastão.
O Meeting de Manaus terá 18 provas e conta com atletas do Brasil, Canadá, Argentina, Equador, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá e Guiana.
O torneio começa às 17h30. Entre os destaques inscritos nas provas despontam as brasileiras Elisângela Adriano e Andréa Ávila, recordistas sul-americanas do arremesso de peso e do salto triplo, respectivamente.

O jornalista Edgard Alves viaja a Manaus a convite da organização do torneio

Texto Anterior: Portuguesa apela à Justiça pela parceria
Próximo Texto: Bailey lembra país nativo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.