São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pet Shop Boys encenam festa kitsch para brasileiros em show de 1994

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

"Discovery - Live in Rio" é a gravação em vídeo do final da turnê "Discovery", dos Pet Shop Boys, feita em 11 de dezembro de 94, durante apresentação da dupla inglesa no Metropolitan, no Rio.
Só agora, desatualizado, o produto chega ao Brasil. Os PSB já lançaram três discos após "Very" (94), a matriz do show -o mais recente, "Bilingual", de 96, resultado da experiência brasileira.
Mas não se trata de atualidade. Isso não funciona com os PSB, que já são espécie de instituição -é quase bobagem desgostar deles.
A apresentação carioca é, sim, espetáculo dos mais cafonas de que se tem notícia, que fariam corar Gretchen ou Charo.
Acontece que sua cafonália é permeada de injeções de elegância -figurinos de luxo, citações à história do pop, projeções de Derek Jarman e Bruce Weber no telão.
Entram escondidos atrás de perucas que homenageiam/satirizam a dupla-mito Lou Reed (encarnado pelo crooner Neil Tennant)/ Andy Warhol (o paradão Chris Lowe), como se fossem os novos papas do pop. Não é bem assim, meninos, mas tudo bem, pop é pop.
E como pop é pop, é no terreno mais kitsch do pop que se refestelam. Cantam Village People ("Go West"), hits dance de FM ("Rhythm of the Night", "Mr. Vain"), Blur ("Girls and Boys").
No clímax, uma vocalista vem paramentada de sóror cantar "I Will Survive", hino-clichê de Gloria Gaynor, até o palco ser invadido por demônios vermelhos -Neil e bailarinos- que cantam "It's a Sin", citando de viés "Like a Prayer", de Madonna.
É só desabuso. Com desfaçatez, imitam ícones kitsch e instalam no palco a panacéia sexual que fingem advogar, mas não advogam.
As duas bailarinas desaparecem, e são os dois rapazes que explicitam a ética homossexual do show -dão piruetas, ficam nus, esfregam-se um no outro, esboçam danças que, saberíamos depois, eram em 94 embriões do tchan, da boquinha da garrafa, da macarena. Diferentemente das ditas cujas, no entanto, são chiques que só eles -ainda que bregas que só eles.
São traídos em vídeo pela câmera amadora/constrangida que deixa escapar tudo que devia mostrar -menos a cafonice terceiro-mundista que é a cara deles (e dos 90).

Vídeo: Discovery - Live in Rio
Com: Pet Shop Boys
Lançamento: EMI/PMI
Quanto: R$ 23, em média

Texto Anterior: Filmografia de Jean Renoir
Próximo Texto: XPTO leva seu encanto a mostra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.