São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Departamento de Estado tem a 1ª mulher no comando

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Madeleine Albright, 59, tornou-se ontem a mulher no mais alto cargo na hierarquia do governo dos EUA em sua história, ao assumir o comando do Departamento de Estado, responsável pela condução da política externa do país.
Em cerimônia na Casa Branca, Albright, nascida na República Tcheca, fez o juramento de praxe ao vice-presidente Al Gore, na presença do presidente Bill Clinton.
A indicação de Albright para o cargo foi aprovada por 99 votos a zero pelo Senado dos EUA, que ontem também confirmou por unanimidade o nome de William Cohen para o Departamento da Defesa. Cohen pertence ao Partido Republicano, de oposição.
Em seu discurso de posse, Albright disse: "Os EUA são fortes, nossos princípios estão em ascensão e nossa liderança é aceita e bem-vinda na maior parte do mundo. Mas se formos complacentes ou tímidos ou desmotivados quando olhamos além de nossas fronteiras, nossos cidadãos não vão prosperar e a liderança dos EUA e a base da segurança norte-americana vão se despedaçar na velocidade do século 21".
O principal líder da oposição em assuntos de política externa, senador Jesse Helms, disse após a posse: "Essa senhora me convenceu de que ela deseja negociar. É possível trabalhar com ela".

Texto Anterior: Liberação de serotonina é fotografada por equipe
Próximo Texto: Annan tenta convencer EUA a saldar dívida na ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.