São Paulo, sábado, 25 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dança recifense desembarca em SP

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

A 2ª Mostra Sesi de Artes Cênicas apresenta de hoje até o próximo dia 29 "Os Quatro Ciclos da Dança", com o Balé Popular do Recife, coordenado e dirigido por André Madureira.
O espetáculo mostra um conjunto de danças folclóricas e populares típicas de cada época do ano no Recife.
"Mostramos os quatro ciclos de dança festivos ou religiosos que acontecem até hoje nas ruas de Recife", afirma Madureira.
O ciclo carnavalesco inclui o frevo e o cabloquinho. O ciclo junino traz o xaxado, o coco de roda, a ciranda a quadrilha e o forró. O ciclo afro-brasileiro tem maracatu, e o natalino, o reisado e o bumba-meu-boi.
Segundo Madureira, existem trechos do espetáculo em que são mostradas as danças tal qual elas existem nas festas de rua. Em outras partes, os dançarinos realizam uma recriação das danças.
"Mostramos tanto a dança autêntica quanto o estudo que realizamos com desenvolvimento de passos e gestual", disse.
O espetáculo "Os Quatro Ciclos da Dança" já foi apresentado em São Paulo há cerca de quatro anos, segundo Madureira.
"Mas ele tinha outra forma. Estamos em processo de criação contínua", disse.
O Balé Popular do Recife existe há 20 anos e realiza um trabalho de pesquisa e documentação das danças típicas.
Ele surgiu durante o Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna nos anos 70, que buscava inicialmente criar a música erudita brasileira baseada em raízes populares.
Mais trade o movimento se ampliou e incluiu o resgate das raízes nordestinas também na dança, teatro, cinema e artes plásticas.
André Madureira está à frente do balé desde 1977. Em 1982, inaugurou uma escola para ensinar dança às crianças com objetivo de manter vivas as manifestações culturais e formar novos bailarinos.
O espetáculo conta com 22 bailarinos, com idades que variam de 16 a 40 anos, e os três músicos do Trio Romançal -que também surgiu com o Movimento Armorial.
A trilha sonora foi gravada pela orquestra do Recife -regida por Antônio José Madureira, irmão do diretor-, mas algumas músicas são tocadas ao vivo pelo Trio Romançal.
"No espetáculo também mostramos a posquisa de instrumentos que o trio realiza. Mostramos o marimbau e a cabala, que é uma cabaça grande com sete cordas, tocada com metal e um vidrinho no dedo."

Evento: 2ª Mostra Sesi de Artes Cênicas Espetáculo: Os Quatro Ciclos da Dança
Com: Balé Popular do Recife
Direção: André Madureira
Quando: estréia hoje; apresentações hoje e amanhã, às 17h e 20h30; seg a qua, às 20h30
Onde: Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313, metrô Trianon, tel. 284-9787)
Ingresso: gratuito, distribuído uma hora antes do espetáculo

Texto Anterior: Site facilita pesquisa musical
Próximo Texto: 'Corpo a Corpo' reestréia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.