São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eldorado teme possível epidemia

RICARDO FELTRIN
ENVIADO ESPECIAL AO VALE DO RIBEIRA

A prefeitura de Eldorado (235 km a sudoeste de São Paulo), cidade mais atingida pelas enchentes no Vale do Ribeira, admitiu ontem não ter condições de impedir a disseminação de doenças.
Segundo o diretor-geral da Santa Casa, José Vicente Carneiro, nos últimos três dias já foram atendidos cerca de 60 casos de crianças com diarréia e febre alta.
"Estamos numa situação muito difícil. O atendimento está precário, não temos pessoal suficiente, faltam remédios, e não temos condições de impedir o agravamento dessa situação", afirmou Carneiro, 62.
Crianças e adultos doentes estão sendo atendidos improvisadamente, lado a lado, em colchonetes no chão de uma casa próximo à igreja matriz de Eldorado.
A Santa Casa foi devastada pela enchente. Pelo menos 16 pacientes em estado grave foram transferidos para cidades vizinhas. O hospital perdeu roupas de cama, remédios e equipamentos.
A diretora do Hospital Regional de Pariquera-Açu, Sandramara Alonso, 43, afirmou que há risco de epidemias de hepatite e de diarréia.
Segundo ela, é pouco provável que ocorram casos de leptospirose -doença transmitida a partir de urina e fezes de ratos-, porque não há grande incidência de roedores na região.
Água
A situação em Eldorado é dramática. Dos cerca de 20 mil habitantes, pelo menos 14 mil tiveram suas casas atingidas pela cheia do rio Ribeira de Iguape. A cidade está praticamente sem abastecimento de água.
Segundo a Defesa Civil, há 3.880 desabrigados, morando provisoriamente em três escolas, quatro igrejas e no centro de serviço social. O centro comunitário está distribuindo refeições em "quentinhas" aos desabrigados.
A prefeitura está pedindo a doação de todo tipo de medicamentos e alimentos não-perecíveis, especialmente sal, que está em falta em Eldorado. O desabastecimento de água deve adiar a limpeza da cidade até o final da semana.

Texto Anterior: Moradores se desesperam com perdas
Próximo Texto: Chuvas matam mais 7 em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.