São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com problema de saúde, general é solto pela guerrilha em Lima

Reféns mantidos na casa do embaixador japonês agora são 72

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Foi liberado na madrugada de ontem o general José Rivas Rodriguez, subchefe do Estado Maior da Polícia Nacional do Peru (PNP), que estava entre os reféns mantidos pelo Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA) na casa do embaixador do Japão em Lima.
Ainda há 72 reféns na embaixada e o sequestro já dura 40 dias.
Rivas foi solto por apresentar estado de saúde grave. O general saiu em uma maca, onde foi transportado por cerca de 500 metros até a ambulância que o levou ao hospital da Polícia Nacional.
A liberação do general ocorreu por intermédio do chefe da Cruz Vermelha Internacional no Peru, Michel Minnig, e do arcebispo de Ayacucho, Juan Luis Cipriani, que entraram no cativeiro anteontem.
Rivas é o segundo refém liberado por problemas de saúde. No dia 17, foi solto o chefe da unidade Delta da Direção Nacional contra o Terrorismo, Luis Valencia.
A Cruz Vermelha suspendeu anteontem, por quatro horas, a assistência que dava aos reféns por causa das simulações de assalto à residência que o Exército peruano realizou, com o objetivo de provar que as condições de segurança dos rebeldes eram precárias.
A organização alegava que, agindo desta forma, o governo peruano não garantia as regras básicas de segurança dos reféns.
Ontem, durante o dia, o arcebispo Cipriani esteve na embaixada por meia hora, acompanhado do arcebispo de Lima, Augusto Vargas Alzamora, que visitou os reféns pela primeira vez.

Texto Anterior: Trabalhistas não bancam iate
Próximo Texto: Explosivos ameaçam estúdios Paramount; Rei Hussein sofre operação no joelho; Mais um clube pega fogo em Hong Kong; China terá fone para denunciar jornalistas; Há apoio para embargo a Cuba, diz Albright; Polícia da Sérvia fere cinco manifestantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.