São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capitolinos concentram obras históricas

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA ENVIADA ESPECIAL A ROMA

Os museus Capitolinos, no Campidoglio, materializam tudo o que o turista com pouco tempo disponível mais deseja: muitas obras de arte e facilidade de acesso.
A poucos metros do Fórum, os museus ficam em chão abençoado pela arte, em plena piazza del Campidoglio, projetada por Michelângelo (1573-1610).
Além disso, os prédios do museu estão fincados em solo histórico. O local simbolizava o poder da Roma antiga, e de Campidoglio deriva o conceito de capital.
Em um dos prédios do museu, o Palazzo Nuovo, dois andares inteiros são dedicados a esculturas. Entre elas, o Discóbolo, de origem grega, e a estátua equestre de Marco Aurélio, do século 2º d.C.
Outra obra que impressiona é o "Spinario", escultura de um menino do século 1º d.C. tirando um espinho do pé. Vale pelo realismo obtido pelo escultor, um anônimo.
Há ainda uma coleção de porcelanas antigas e o que restou de estátuas que datam do século 4º a.C.

Quanto custa - Entrada: R$ 5

Texto Anterior: Passeio leva ao tempo dos imperadores
Próximo Texto: Butiques e camelôs disputam o bolso do viajante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.