São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Comboio põe 'anos dourados' nos trilhos

MONICA RICHTER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Você já pensou em jantar comida francesa, à luz de românticos abajures, viajando com serviço cinco estrelas sobre trilhos?
É isso o que acontece no Trem de Prata, que liga todas as noites as duas mais importantes cidades do país. Da estação Barra Funda, em São Paulo, até a Barão de Mauá, no Rio de Janeiro. O percurso de 516 km é feito em cerca de dez horas.
A viagem começa às 20h30 direto da sala vip da estação, onde simpáticos camareiros levam a bagagem até a cabine e estão prontos a atender qualquer pedido durante a noite. O serviço de quarto é eficaz.
Há três tipos de cabines. Solteiro, casal e, se você escolher a terceira opção, suíte, terá uma surpresa. Tem cama de casal padrão, escrivaninha, frigobar, armário, banheiro com ducha quente.
Habitués
Hora de tomar um drinque no bar e, quem sabe, encontrar alguns habitués, que podem ser artistas, políticos, nobres, famosos.
Mas o melhor mesmo é tomar uma bebida preparada pelo barman Walter. No bar também há jornais do dia e revistas da semana. O bar é o ponto de encontro e fica aberto até o último cliente.
Na hora do jantar, o chefe de cozinha Edson Leão, ex-Othon, vai às mesas dar as boas-vindas aos passageiros. São duas opções de entrada, duas de prato principal e duas de sobremesa. Tudo servido em estilo francês.
Após o jantar, você pode assistir a filmes no bar.
Anos dourados
Foi em meados dos anos cinquenta que o Brasil teve o apogeu ferroviário, antes da instalação das indústrias automobilísticas.
Vários trens cruzavam o país. Viajar de trem era sinônimo de elegância e glamour.
Um ano e US$ 5 milhões foram gastos na reforma do trem. Com ela, o antigo Santa Cruz se transformou, no final de 95, no elegante e privatizado Trem de Prata.
Depois de uma relaxante noite de sono, é hora de tomar o café da manhã, que tem várias opções de frutas, sucos, frios e pães.
O Prata é atualmente o único trem de luxo com serviço de hotelaria em funcionamento no país.
"É uma viagem chique", comenta a passageira Cristina Richardson. "Vou fazer uma surpresa e dar essa viagem de presente no aniversário do meu marido."

Texto Anterior: Conheça a programação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.